segunda-feira, 26 de setembro de 2011

... not alone in donating pay raise

Please, Cf. 



http://news.hjnews.com/news/article_ca96934e-e734-11e0-a5bc-001cc4c002e0.html


Depois, Please, cf. 


http://thehonourableschoolboy.blogspot.com/2011/05/uma-sugestao-ou-como-ter-mais-uma-pelo.html


O que me surpreende (ou talvez já não) [ou não devia] é a ainda mesquinhez e a mediocridade do murro e pancada na mesa (in situ meetings) quando os exemplos e boas ideias até vão surgindo, ... por aí; E´ isso, vamos andado por aí. 


Depois não digam que eu não disse. 


Pois. 


The Honourable Schoolboy


Ps. Have (great[!!]) fun: http://www.youtube.com/watch?v=0MgWssBsPNU&feature=related

consórcios, fusões e, porque não, até extinções


http://economico.sapo.pt/noticias/cortes-ameacam-metas-de-aumento-de-licenciados_126973.html




...Uma das estratégias pode ser a de estabelecer consórcios ou fusões entre universidades?






Pode. Todos estamos de acordo que a nossa rede de ensino superior tem de ser racionalizada, em termos de número de instituições, de faculdades, de cursos. Não se tem feito muita coisa e este é um desafio muito grande para a nossa tutela. Aí cabem consórcios, fusões e, porque não, até extinções.
Há um entendimento para uma fusão entre a UTL e a Universidade de Lisboa?
Há um grupo de trabalho que está a reunir e a estudar a possibilidade, o modo e os cenários que poderá ter uma associação maior entre as duas universidades. Este é um processo muito desafiante, que se vai desenrolar ao longo do tempo. Dentro da complexidade que é associar duas grandes universidades, estamos perante uma situação com alguns contornos mais simples e que resultam da história da criação destas duas universidades. Praticamente não há sobreposições. E há também áreas em que a complementariedade poderia dar sinergias com ganhos de qualidade muito grandes. Reparem que já temos casos de mestrados e doutoramentos conjuntos, assim como colaboração entre professores e em projectos de investigação. Com a UL e com outras universidades. E tudo isso é para continuar e incentivar.




...




E cuidado, mto, qdo se manipula assuntos volateis como acima. Entrevista boa, explicação melhor ainda. Clara e sincera. Gostei. Muito. 




No entanto, ''preocupa-me'' o high octane posture, de Medina Carreira, semana passada
no Casino da Figueira:


"Resolveu-se nos últimos anos endeusar as universidades. Mas então porque
é que estamos tão mal? Porque não precisamos de tantos doutores, precisamos
é de gente média que saiba fazer. As universidades aturam uma data de
vadios e preparam a meia dúzia de gente que sempre foi boa”


http://www.ofigueirense.com/seccao.php?id_edi=252&id_sec=3




Cuidado, prudencia. Como costuma dizer aos meus alunos EF-1, a distancia de travagem aumenta com o quadrado da velocidade... Alguem que explique a MC (e a NC tb) o basico de mech's 101. 




The Honourable Schoolboy

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pittsburgh...





http://www.news.pitt.edu/news/Pitt-Receives-Historic-Gift-From-William-S-Dietrich-II


The Honourable Schoolboy

OPERA @ Gran Sasso...




A colleague of mine sent me the (official(?)) report below.


Anyway, a few (perhaps) trivia check-questions:

  • Is the tunnel or wherever the bean is observed, as it was? Has it been shortened or stretched somehow, by natural accident?
  • Are the clocks at both ends in sync?
  • Is this an exclusive muon neutrino? What about the e- and tau's? Is this mass dependent?
  • Is this effect only occurring in some sections of the beam\experiment?
  • It occurs truly random, ie, in any section (space) or period (time) or experiment\observation?
  • The 2007'Fermilab 'events' were also due to neutrinos?
  • And finally, can this be … a trivial (or not so) 'relativistic' effect? This could either be something not so funny (some sort of grav time dilation or else) or extra dimensions, right there! Funnier and more exciting: cf. Kostelecky words in the Guardian.

Anyway, neutrinos are 'weird':http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-13763641 an right, sure, and funny to study.




Report:

Geneva, 23 September 2011. The OPERA1 experiment, which observes a neutrino beam
from CERN 730 km away at Italy’s INFN Gran Sasso Laboratory, will present new results
in a seminar at CERN this afternoon at 16:00 CEST. The seminar will be webcast at http://
webcast.cern.ch. Journalists wishing to ask questions may do so via twitter to @CERN, or via
the usual CERN press office channels.

The OPERA result is based on the observation of over 15000 neutrino events measured
at Gran Sasso, and appears to indicate that the neutrinos travel at a velocity 20 parts per
million above the speed of light, nature’s cosmic speed limit. Given the potential far-reaching
consequences of such a result, independent measurements are needed before the effect can
either be refuted or firmly established. This is why the OPERA collaboration has decided
to open the result to broader scrutiny. The collaboration’s result is available on the preprint
server arxiv.org (LINK).

This result comes as a complete surprise,” said OPERA spokesperson, Antonio Ereditato
of the University of Bern. “After many months of studies and cross checks we have not
found any instrumental effect that could explain the result of the measurement. While
OPERA researchers will continue their studies, we are also looking forward to independent
measurements to fully assess the nature of this observation.”

When an experiment finds an apparently unbelievable result and can find no artefact of the
measurement to account for it, it’s normal procedure to invite broader scrutiny, and this is
exactly what the OPERA collaboration is doing, it’s good scientific practice,” said CERN
Research Director Sergio Bertolucci. “If this measurement is confirmed, it might change our
view of physics, but we need to be sure that there are no other, more mundane, explanations.
That will require independent measurements.”

In order to perform this study, the OPERA Collaboration teamed up with experts in metrology
from CERN and other institutions to perform a series of high precision measurements of the
distance between the source and the detector, and of the neutrinos’ time of flight. The distance
between the origin of the neutrino beam and OPERA was measured with an uncertainty of
20 cm over the 730 km travel path. The neutrinos’ time of flight was determined with an
accuracy of less than 10 nanoseconds by using sophisticated instruments including advanced
GPS systems and atomic clocks. The time response of all elements of the CNGS beam line
and of the OPERA detector has also been measured with great precision.

"We have established synchronization between CERN and Gran Sasso that gives us

1 OPERA has been designed and is being conducted by a team of researchers from Belgium, Croatia, France, Germany,

Israel, Italy, Japan, Korea, Russia, Switzerland and Turkey. The experiment constitutes a complex scientific enterprise that
has been realised thanks to the skill of a large number of scientists, engineers, technicians and students, and with the strong
commitment of the various actors of the project. In particular we mention the LNGS/INFN and CERN laboratories, and the
major financial support of Italy and Japan with substantial contributions from Belgium, France, Germany and Switzerland.
The OPERA Collaboration presently includes about 160 researchers from 30 institutions and 11 countries:
IIHE-ULB Brussels, Belgium; IRB Zagreb, Croatia; LAPP Annecy, France; IPNL Lyon, France; IPHC Strasbourg, France;
Hamburg, Germany; Technion Haifa, Israel; Bari, Italy; Bologna, Italy; LNF, Italy, L’Aquila, Italy; LNGS, Italy; Naples,
Italy; Padova, Italy; Rome, Italy; Salerno, Italy; Aichi, Japan; Toho, Japan; Kobe, Japan; Nagoya, Japan; Utsunomiya, Japan;
GNU Jinju, Korea; INR RAS Moscow, Russia; LPI RAS Moscow, Russia; ITEP Moscow, Russia; SINP MSU Moscow,
Russia; JINR Dubna, Russia; Bern, Switzerland; ETH Zurich, Switzerland; METU Ankara, Turkey.

nanosecond accuracy, and we’ve measured the distance between the two sites to 20
centimetres,” said Dario Autiero, the CNRS researcher who will give this afternoon’s
seminar. “Although our measurements have low systematic uncertainty and high statistical
accuracy, and we place great confidence in our results, we’re looking forward to comparing
them with those from other experiments."

The potential impact on science is too large to draw immediate conclusions or attempt
physics interpretations. My first reaction is that the neutrino is still surprising us with its
mysteries.” said Ereditato. “Today’s seminar is intended to invite scrutiny from the broader
particle physics community.”

The OPERA experiment was inaugurated in 2006, with the main goal of studying the rare
transformation (oscillation) of muon neutrinos into tau neutrinos. One first such event was
observed in 2010, proving the unique ability of the experiment in the detection of the elusive
signal of tau neutrinos.

Further information:

Link to OPERA statement
Link to OPERA website
Link to blog post
Link to video

Press office contact details



The Honourable Schoolboy

terça-feira, 20 de setembro de 2011

''olhe que não, olhe que não''....


Alguns links que creio merecer uma 'visita' e devido 'emprego'/uso:




The Honourable Schoolboy

Dimanche matin...


Uma colega da instituição, aliás até de Faculdade, telefonou-me Domingo para se queixar. De mim e do blog e do que escrevi recentemente. E não só. Que eu estou a destruir e faltar ao respeito a uma mudança e aposta de confiança numa academia, que nunca lhe passou pela cabeça que eu iria ser 'este crítico'. No entanto, disse-lhe, tenho direito à minha opinião. E igualmente o dever de alertar para o que considero profundamente errado e\ou desviado de qq propósito que 'parecia' mas afinal nunca foi ou iria ser; Ninguém tem que concordar comigo, podem até mudar de site, ou desligar o computador, eu não ando a ''massacrar, sem piedade'', entre gases tóxicos de nitratos de chumbo e nicotina. E considero que falta rasgo, diferença, o tal 'gap' que marca. É o que penso. E o que faz falta (além de animar a malta). Há quem massacre e assedie em locais publicos, eu apenas coloco aqui; Não gosta, diga ou até então, 'mude de canal'. 

Mas vou ser mais claro, espero:

  • O que acho que está mal é geral, entre o TODO do Esup, não querendo significar todos por igual, mas que está 'espalhado', com 'pesos' (ou factores de ponderação, estatísticos, se quiserem) diferentes por caso; Uns mais, outros menos, uns 'azul', outros 'verde', por aí...
  • Um aspecto importante a reter neste (agora) periodo post-RJIES, é que, apesar da intenção de promover e induzir a mudança 'governativa', assim como criar mecanismos mais eficazes de governação 'executiva' [dantes tínhamos assembleias magnas de quase 100, ou mais, a deliberar ou emitir 'textos'], se perdeu (e muito mesmo!!) em democracia e participação inclusiva; Alguns dos novos CC's e CF's e até CG's, não têm tomado a iniciativa de 'descer às bases' de forma adequada e responsável, parece que se auto-constituíram (ou alguns dos seus membros isso conduzem ou deixam conduzir) em 'very private membership ivory towers'; Não procedem em consultar de forma directa e\ou ampla e\ou multidirecional entre todos, toda e qq informação ou pelo menos a mais sensível e directa na vida academica de cada um, apesar de até haver pedidos por escrito para que certos documentos fossem dados a consulta ampla e atempada.
  • Antes de prosseguir, um tema quiça importante: o papel dos CF na gestão das Faculdades. Valerá a pena existir só para eleger o Pr? (Infelizmente assim está ou parece em Estatutos e RJIES...) Mas não deveria ser mais pró-activo? Deveria ser um órgão que discutisse a estratégia da Faculdade? Ou tivesse então 'ele' a iniciativa (ousadia?) de ir contactar a Faculdade como corpo académico? Ou que fiscalizasse o Pr, como o CG fiscaliza o reitor?
  • Por favor, notar: Não está em causa que os C's não decidam (tal como foram mandatados) mas sim que, via RJIES, 'sem má intenção', se criaram nichos de democracia em deficit. Receio que o RJIES tenha que ser re-feito para ser mais flexível, num quadro de autonomia e respeito pelas vontades autónomas (e claro diferentes) de cada instituição per se. ''A bem'' da tal brutal re-org do ESup ou então é o fim, really: cortes orçamentais draconianos, despedimentos, redux instituições e sem mais e melhor democracia e participação inclusiva nesta 'travessia'? Uma mão firme e menos democracia e 'participação', para haver menos confusão algum descalabro institucional, estão a dizer? Um condutor? Ok, então vão ver um Moisés está available, ie, alguém em quem se confie no sentido a-b-s-o-l-u-t-o. No entanto, o risco é ... Adeus qualidade no Ensino\Inv (Sup)...
  • Outro ponto que levantará muita polémica e controvérsia (e no seguimento do anterior) é de onde escolher os detentores dos cargos, vários, dentro de cada instituição. Entre apenas os Catedráticos? Se esta opção parece colocar o poder (poder?) em alguns apenas e transformar as 'suas' Fac's ou Deptos ou centros em redutos ou 'condados', a verdade é que ter professores auxiliares, sem mais, a presidir a cargos, também permite a possibilidade de 'governação' ou gestão (muito) mal exercida. Qual a solução?
  • Bem, terá que passar por ...Bom senso e uma melhor auscultação, metodologia 'parlamentar', que o RJIES, ao tentar trazer mais eficácia, acabou por destruir: Passou-se de assembleias 'magnas' com 'poder' para C's redux e sem uso de consulta, além de (muito) má gestão, por vezes, de agenda. É que a accountability, ie a responsabilidade passou a ser muito muito redux ie são poucos os que participam, são muitos os que assumem que está bem, enquanto que com assemb. 'magnas' muitos mais participavam, avaliavam, depois 'classificariam'. Menos eficaz a 'governar' e a tomar decisões, nem todos são capazes de conduzir por entre uma assembleia de meia ou uma centena, mas pelo menos todos tinham acesso e eram (potencialmente) consultados.
  • Tb podem argumentar que essas assembleias se podiam tornar numa espécie de RJA’s dos anos 70, com moções e contra-moções e onde não se decidia nada que fosse implementável....
  • O problema maior para mim, post-RJIES, é não haver melhor democracia. Não há. Nem mais ampla, nem mais consultiva ou corajosa e de boa liderança; Apenas condução de requerimentos, seja qual a direcção a enviar ou de receber. Mude-se pois então o RJIES. E depois permita-se corrigir onde necessário (for força dessa mudança), os vários estatutos/regimentos/regulamentos. Depois, melhores lideranças, pro-activa, interessada. Interessante. Efectiva. Eficaz.
  • Pergunta de 'brother in arms': Não terá sido um dos objectivos do RJIES acabar com a gestão democrática das instituições e centralizar o poder no ‘dean’? Ou equiv?
  • Permitam-me tb notar os erros e lacunas, ie inconsistências, factores de exclusão de actividades por manifesta ignorância e não inclusão, em vários RAD que estão disponíveis no D.R. A haver uma re-organização da rede do Esup, que pode (aliás, vai [!!]) implicar despedimentos vários, é essencial haver melhores RAD. Por cause.
  • Excelente pergunta colocada por um excelente camarada: Numa fusão entre 2 instituições os despedimentos podem ser feitos com base numa avaliação do desempenho com RAD’s diferentes?
  • Estou a terminar. Não vale a pena continuar a olhar para o lado, como foi durante décadas e recentes anos, onde a verba p\E$up acabava por 'cair', após um jogo de ameaças que se repetia. AGORA, não há mais $$$$$. Os cortes e redux em várias sectores da admin.publica assim o sugerem. Vai ter que haver fusões internas e externas, univ's com univ's e politécnicos, vai ter que haver redux de cursos, de deptos, de pessoal, vai usar-se a distinção tenure e no-tenure. Vai sim.
  • E cuidado, pq nos politec's, quem tem certas categorias (e parece que são muitos muitos!!!!) passam à frente dos da univ., num cenário de re-colocação.
  • Permitam-me tb dizer que qq plano estatégico (para qq instituiçao de ESup) que não contemple a fusão (seja la ''como'' for...) com outras, , não é plano nem estratégico nem nada; Será qse como fazer um plano para manutenção de parques naturais 'Jurassico' quando os dinossauros estão extintos à milhares de anos (please, no Hollywood jokes, this is going to be serious...).
  • Eg, vai ter que ser 'já' (quando for apresentado) o 2.0 (UEvora_IPortalegre) senão for o 3.0 (Uminho-IPCA-IPV.Castelo, ...) Ou então o ULTIMATE (UTAD-UMinho). Ou outra qq, eg.
  • Talvez não tenham notado mas o TGV afinal vem aí. Ou uma especie. Ou algo parecido. Bem, não é de alta velocidade. Mas é de alta aposta e no investimento. Mas apenas via Évora-Elvas, ie, ver p12, Sol, 9\Set: Se há varios IC's e 'alfas' entre Lisboa e Porto, idem mas não tantos entre Lisboa e Faro, agora com a ligação Sines\Lisboa-Évora-Elvas-Badajoz-Madrid-Malaga\França com e para TGV, onde acham que vai haver desenvolvimento? Claro, que não será pela linha Guarda-Coimbra-C.Branco... . A U.Évora vai beneficiar e muito, idem a UNL e em Lisboa restantes e quiça Algarve vai tb; eixo Lisboa-Coimbra-Aveiro-Porto-Braga idem. E quem está de fora? Ou pode ficar de fora? Pois...
  • Durante anos, no ESup, apesar do despesismo e esbanjamento, que houve (!), nunca se quis pensar em fusões ou 'junções'; cada um olhava para o lado, 'na minha quintinha mando eu....'. Depois, AGORA, o mercado mudou, a transferência de verba tb, a quantidade disponível idem. E agora vai ter que ser.
  • Retornando à critica da minha colega, o que eu quis dizer e tenho querido dizer, é que os novos eventos e desafios, que o ESup vai enfrentar e não enfrenta ainda (!!), precisam e precisarão de mais criatividade, acção 'lateral', pois bem, claro, com um qb de conventional e bom senso, capacidade de risk analysis, risk managenent, risk assessment, risk. Ousadia. Inovação.
  • No mundo competitivo em que estamos, talvez o que se devesse pensar era em atuar com mandato de um(a) Reitor(a), motivados e concentrados para uma tarefa (ex: criar um curso novo para uma empresa ou organizar ou reorganizar um serviço) e que respondesse só p.ex a(o) Reitor(a), porque qualquer acção agora está sujeita a tantas pessoas e órgãos que a surpresa e rapidez necessária se devem perder rapidamente.
  • Eu tenho direito à minha opinião e com estes crup's e suas atitudes, que se percebem e respeitam, mas em que estão apenas a adiar o inevitavél e o cada vez mais brutal e doloroso, que deveria ser desde já intervencionado, já e em 'força'. Por muito que custe.
  • Porque irá custar MUITO mais amanhã quando se for dizer na cara de algumas pessoas que já não contamos com elas e NÃO se fez qualquer acção 'lateral'/bem diferente, algo com risco, para re-organizar as despesas, e diversificar nas receitas, e apenas se foi, sem rasgo, 'playing along' com discursos velhos e bolorentos, o ameaçar fechar portas e o MCE\mctes que pague e vamos ver, é, vamos ver, empurras tu, empurro-te eu, ai é , ai é...? Vai acabar MUITO mal. E tarde. O que será o pior de tudo: o ir até tarde.
  • Por favor, se até na CGD se corta em gestores, custos, etc ? O que acham que vai acontecer? Vão querer, acham que o ESup irá ficar com a config e funcionamento e c-o-m-p-o-s-i-ç-ã-o actuais? Recursos materiais e humanos? Há que 'olhar desde já' para ''novas'' univ's, novas atitudes, ou algo melhor ainda. Vai ser. Terá que ser.
  • E se alguem tem duvidas, por favor, leia, entre linhas, cronica de JASaraiva, Sol, p.3, 9\Set ou leia nas linhas TODAS, em http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=505403 ; Sim, creio que ele vai\pode ser prox Reitor UTL, sim, está a fazer o que NC aprova, sim, vai ser um mega-'agrupamento' univ, sim, o crup fica com uma % de membros como fundações (precisam de um crup p\quê qdo têm Trustees para pressionar tutela...?), outra % é a mega-univ, ie uma especie de U.Complutense\Madrid mas aqui à beira Atlantico (e pesará tanto (# alunos, docentes, $$$, produção etc etc) como o restante do CRUP entretanto...




The Honourable Schoolboy

Navegações...


VPValente, Sabado, Publico: 'beco sem saida'.... classe media e em des-emprego, assustador. Perturbador, creio. Cuidado, agora que se fala em re-org esup. Pois.

Parabens SJAlmeida, crónica, Publico, sab p36. Nota de optimismo e bem escrito. Oxalá. A\C AJS e 'novo' PS. Oxala'. N vai ser facil mas o que estava, nunca foi. E acabou.

Alguem leu c\MTA atenção artigo de PTPereira, publico, sabado, p21 sobre a questão grega? Mas leu mesmo? Leia. 





The Honourable Schoolboy

Sharing...


Gostei muito da crónica de FSCabral, Sol, p.3, 9\Set

Se o Bast. O.Econom. intui que a 'troyka quer' fusão de bancos'..., se vai haver fusão nas admin. Autarquicas, se vai haver mais mega-agrups escolares, então você está à espera que no ESup fique tudo na mesma? Sol, p.5, 9\Set

A Islândia conseguiu recuperar do descalabro financeiro. E a Grécia? E a Irlanda? E nós? O que nos separa? Bem, tirando a geog, … Luteranos <-> Ortodoxos <-> Católicos vs. St Patrick ↔ Católicos vs. NªFátima n\há azar, n\é comigo...

Gostei da ideia da PT patrocinar a estação 'Blue' no Chiado\Lisboa; Mais ainda da ligação Oriente – Aeroporto 07\012...!!



The Honourable Schoolboy

Bucky Badger...

http://buckychallenge.wisc.edu/?utm_source=news_wisc_edu&utm_medium=web&utm_content=lead_story&utm_campaign=buckychallenge


The Honourable Schoolboy

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Acerca de cortes e\ou efeitos subsequentes (Fu$ão, Fi$$ão, 'E£iminação' Fac'$ & a£ )




Permitam-me aqui re-apontar:




Moreover, quem tiver curiosidade pode consultar em https://sites.google.com/site/againthehonourableschoolboy, no link ‘FC+T’, uma ‘mui singela análise’, que contém alguns elementos que recolhi de ‘pow-wow’ com alguns ‘top brass’.

Este post vem na sequencia de msg que recebi onde, de Coimbra, se alertava que '' no politécnico de Coimbra o Presidente escreveu ontem no diário de Coimbra que o politécnico deveria ser condensado em duas grandes escolas e não em 5 como actualmente... ''

E depois, ie, aliás antes,..., no
http://economico.sapo.pt/noticias/os-segredos-para-ter-sucesso-este-ano-lectivo_126396.html [vide '' O corte de 8,5% vai levar a "graves constrangimentos na elaboração dos orçamentos das Universidades para 2012, que serão muito difíceis de ultrapassar e que anunciam graves situações de desequilíbrio orçamental para o próximo ano", segundo o comunicado do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Uma alternativa para as universidades portuguesas pode ser a reorganização da rede.

Vasconcelos Tavares destaca que as instituições do ensino superior têm de "arranjar uma forma de viver com o novo orçamento, porque compreendemos que queremos participar no esforço de reconstrução nacional". O objectivo é "não abdicar da qualidade do ensino, de reduzir as despesas ou de aumentar as receitas de forma a conseguir sobreviver e manter a qualidade do ensino português". A forma como isso vai ser feito ainda está em discussão. "Quanto aos mecanismos, estão a ser estudados, analisados, alguns deles em conjunto com o Governo, inclusive a racionalização do ensno superior. Se houver fusões e parcerias, isso pode ajudar a fazer economias de escala no futuro e isso é visto de uma forma positiva pela UL", considera o vice-reitor da UL.'']


O meu receio nas fusões intra-univ's\inter-fac's (ou até inter univ's) é serem feitas a correr, como eu vi em certas situaçoes similares, sem grande recolha de feedback ou poior sem info preliminar cuidada e preparada. Ie, que seja(m) feita 'sem rede', com uma inequivoca … fissão de deptos por faculdades eg pode bem acontecer numa fusão entre Letras+CSociais e ou Ciências+Engenharia, que haja docentes (por motivos completamente aceitáveis e razoáveis), de um DQ ou DF ou DM, por exemplo, que queiram antes ser re-integrados numa FacMedicina, ou Economia/Artes ou Tecnologia. Tudo bem, pois o seu trabalho e centros até já poderia estar a decorrer em grande parte nessas fac's... .

Mas se eg o DF tem 31 docentes, eg, podem, eg, 16 ir para a 'nova' fac de medicina, 15 p\Tecnologia; idem no DM c\ Economia. E depois ha que fazer novos deptos para integrar esses docentes nessas fac's.

Muito delicado, muito sensivel.

E quem conduzir 'isto'?

E agora? Ou deixar a decisão p\novo CG? Pois haverá que alterar estatutos. E se assim for, mais vale fazer uma revisao 'constituinte' que ja agora possa melhorar mais items.





The Honourable Schoolboy

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Boas noticias e há que saudar Administrador e sua equipa por este contributo

A partilha de recursos e serviços são duas grandes bases do modo de funcionamento da nova plataforma de interoperabilidade da UBI. Uma ferramenta informática que está agora implementada nos vários serviços da academia e visa melhorar a produtividade e redução de custos.


http://www.urbi.ubi.pt/_urbi/pag.php?p=9613


The Honourable Schoolboy

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/books/features/10-best-student-cookery-books-2349729.html

The Honourable Schoolboy
http://www.independent.co.uk/news/education/education-news/fee-rise-will-cut-student-numbers-2350708.html and consequently, http://www.bbc.co.uk/news/education-14836196, About 12 universities are looking into reducing their 2012 fees in the wake of policy changes; claro que ... University fee cuts: Offa asked for details


Ler mais tb em http://www.independent.co.uk/news/education/education-news/12-universities-consider-lower-fees-2351316.html


pois...


http://www.independent.co.uk/news/education/education-news/higher-fees-will-put-off-40000-students-2350871.html


The Honourable Schoolboy

... no ensino

http://www.independent.co.uk/news/education/education-news/cambridge-named-as-best-university-in-the-world-2349326.html


... beacause of teaching, too! (cf.  http://thehonourableschoolboy.blogspot.com/2011/08/plus-valet-actum-quam-scriptum-ou-1c4.html )


The Honourable Schoolboy

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Afinal, houve outra...!




Mais interessante ainda na página 12 do FUGAS/Publico: UMinho acusada de "concorrência desleal" (ajuda a explicar porque é que eles têm tantas receitas...e porque é que nós temos menos)


Sim, eu sei...





The Honourable Schoolboy

Provedor e ''Non solum quid licet''




Agora que temos muito menos $$$$, tem-se falado no Provedor. Que é um luxo, qdo se tem DirC e Sacademicos e pro's e vices para o ensino, etc etc e mais ainda.

Eg:



    • Se o provedor atende menos de 1 aluno/dia  com tendência decrescente, Justifica-se o ordenado do provedor (pelo menos + 1 secretária?). Não se pode no futuro substituir por alguém pro bono (ex: alguém jubilado?)
    • A esmagadora maioria das reclamações tem a ver com S.A. e época especial. Se os S.A. funcionassem bem....e também se a época especial não fosse tão restritiva não levantava tantos problemas.  
    • Numa altura em que se vão pôr todas as despesas em causa por causa dos orçamentos qual o ratio custos- benefícios da figura do provedor de estudante e do atual modo de funcionamento? Que pensam as AA's do provedor?




Não vou dizer que concordo a 100% mas o assunto está aí e qdo se fala em cortes. O pior é ignorá-lo. O cargo de provedor é definido e estabelecido por regulamento\lei, ie despachos em DR. Não se pode eliminar enquanto houver esta legislação. Mas as questõs que já circulam merecem atenção. Pois se as desprezarmos, é a academia que pode errar.






The Honourable Schoolboy

Qualidade vs 'Buuhhh, é a bruxa má,...!!' ou o que falta para ser digital.




Uma curiosidade recente: '' Solicita-se a todos os colaboradores que utilizem apenas os novos impressos, sob pena de os serviços virem a ser penalizados com uma não conformidade na auditoria da Qualidade. ''

Só me admira que não sejam submetidos por via electrónica...nem exijam a assinatura electrónica.







The Honourable Schoolboy

$ug€$tõ€$ €t a£...e queijo, pão, presunto, manteiga, 'the full monty'...(ou qse) @ ReitoriaS






Esta semana tem sido 'très amusant' no nosso ESup.

Começámos com o o anuncio 'recente' em http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/cortes-vao-levar-a-despedimentos-e-fecho-de-cursos-no-ensino-superior_1510369 ou http://noticias.universia.pt/vida-universitaria/noticia/2011/09/05/863283/vem-ai-tempos-dificeis-as-universidades.html; Claro que a 'noticia' no Publico vinha com selo de origem 'CRUP', a tentar ficar com a opinião publica do seu lado, a tentar surpreender o NC (...que nunca foi Reitor!) ..., a enviar(-lhe) recados via os 'media': ''aí é!?, não dá?!, então vai\vão ver; … despedimentos, fechar portas e o governo que governe as univ's''. Isto é o que 'está' nesse(s) artigos, entre linhas … , sem estar, mas está; Ora leiam bem, por favor: o conflito começa... . Sem o estar de forma explicita. Mas já lá vou, a mostrar que estou com a perspectiva correcta.


Continuemos.

Bem, o NC então surpreendeu. Deu 'algo'. Really! Deu mesmo!! Bem, não dá os 8.5 + 2.5 = 11% mas deu a tal autonomia que por vezes se fala em corredores, à saida de café-bar-uni, Cgerais, etc: http://economico.sapo.pt/noticias/crato-da-autonomia-as-universidades-para-gerirem-orcamentos_126059.html; Por um lado 'cede', por outro não dá $$$. Como diria e aproveitando do R.Solnado '...não (era) foi mau'. Mas NC terá feito (ele deu-se conta?) [acredito que sim, pois isto tem selo de demonstração algébrica, math-like e de como NC e o seu SEESup 'actuam'; {it takes a math-mind-like to spot the way of other [math-mind-like]} e há que ser  math-literate*  {ie não basta saber aritmetica, é preciso eg o ser e o saber de como demonstrar o teorema de Weierstrass ou um lema de Schur para meet o desafio := NC e SEEsup (podem escrever!!)}, )] uma 'revolution' ou uma formatação no RJIES-Fundações-MGago & VMoreira &al, 'software e programas univ's'. Se n\soubermos lidar com NC et al, vai ser muito dificil, tipo guerra ou 'empata' de trincheiras...

*Uma nota: As (melhores) empresas (pub, priv) contratam e tem senior analysts entre (highly-)math-literate graduates, etc, para ter capacidade analitica, sintese, estudo, perspectivas, ousadia, diferença, problem-solving com eficácia. Pq? Para C-O-M-P-E-T-I-R. Querem que diga mais d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o??? Boa!, eu sabia que não era preciso.


Mas antes deixem-me 'add' que o NC tem uma 'mole' (ou mais) no CRUP; o NC soube e antes de mais novidades 'publicas' do CRUP, ie antecipa-se, com base em 'intelligence', 'the other side', 'some Joe's mailbox, lamposts, that sort...'. Pois. Escrevam. Foi assim: O NC 'esteve' no meeting do CRUP, mesmo que horas depois de ter terminado mas esteve... . Por isso o NC antecipou-se ao seguinte … http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/reitores-das-universidades--temem-graves-situacoes-de-desiquilibrio-orcamental_1510808#.TmeTy6uWsEI.gmail com http://economico.sapo.pt/noticias/crato-da-autonomia-as-universidades-para-gerirem-orcamentos_126059.html.


Bem, com esta nova adição de autonomia, as univ's ficam qse qse como fundações, para efeitos prácticos, faltando por um lado, regulamentar a 'coisa', e por outro, umas tem um C.Curadores (os ' Board of Trustees'), outras não, e no geral não tem 5 anos de free-hand nem as verbas próprias... libertas. Mas tambem quem tinha, como fundação, deixou de ter (...'ser'), daí que o NC e o SEESup, o que fizeram foi … 'smear' alguns funcionalismos, como se de funções matemáticas de tratassem, através de uma operação de integração, com uma medida adequada. NC e SEEsup: chapeau!


Nesta 'guerra' receio que, a continuar assim (vide artigo no Sol),  corremos o sério risco do ESup ficar às escuras, sem perceber o NC e o SEESup (ou as necessidades dramáticas de contenção de despesa; N t q ser o ESUp a 'pagar' mas … sendo alvo fácil ...), nem ser capaz de ter uma antecipação ou uma iniciativa (pela construtiva, pela POSITIVA) que surpreenda o MEC? Ou alguma diplomacia que apazigue. O que seria o melhor.


Notem que a 'oferta' do NC n\é má p\Univs-Reitorias. Para já têm o pão o queijo a faca a manteiga o doce e o presunto (duvido que MG tenha alguma vez sonhado com isto; agora é o seu pior pesadelo e o de VMoreira, desconfio: (MUITO) mais poder de volta nas reitorias!, Alguns ex-Reitores que tanto suaram para ter alguns mais euros e melhores orçamentos entre directivas estranguladoras, devem estar cheios de inveja: '… no meu tempo..., agora, sim, com isso...') ; Mas NC sai de grande alvo de contestação, tal como um reitor que conheço e dizia: eu dei o $$$$ à faculdade e não é a mim que se devem queixar se isto ou aquilo não foi comprado...vão à faculdade... Pois.


E o papel do CG?

Já lá vou. Tenham calma. Hoje mais um 'happening': http://umonline.uminho.pt/uploads/clipping/NOT_48167/2011090927f43a09092011073202.pdf . Várias coisas:

  • O 'cerco' ao NC tem a UL\ANovoa à frente; O problema é que para a opinião pública quanto maiores os cortes, maior o apoio que NC terá…
  • AN 'quis' (sic texto no link...!) pedir (ou desafiar??) o NC, em que o NC que governe a UL com este orçamento\cortes (AN está de saida, via termo de mandato, em 12 meses, +\-, pelo que...pode desafiar); AN alias, diz no Sol, colocou em 'cima da mesa...' a possibilidade...NC é matemático e de possibilidades e probabilidades vive ele.
  • Um orçamento acabou então por ser (''acabou por ser'', notem bem...) aprovado em que, leiam bem, o NC e todo o governo, inc MFinanças é desafiado (!!), onde 3 pontos são claramente uma declaração de … guerra (??!): a UL NÃO aplica o corte de 2.5%, NÃO cativa nas receitas próprias; e actua na CGA de forma muito (no minimo) 'interessante'. O Sir Humphrey diria 'corajosa'...,o que não seria necessariamente … bom.
  • O CG da UL é que colocou 'água na fervura' (onde pôde) e os membros externos usaram de ponderação (sim, foi assim, please follow me...) e susteram essa hipótese mas não conseguiram evitar os tais pontos ao desafio pois … houve ali alguma pressão para evitar o 'não apoiar a ideia' mas também dar um sinal ao NC que o CG da UL está com a UL... Pois. Teve que ser. Até porque muitos são elementos ligados a empresas publicas que tb estão ou vão levar até ao 'osso'. Havia que aproveitar.
  • As outras univs e possibilidade de comissões administrativas a governar o orçamento das univs ie as univs (Pq? Pq ''it's the economy...) está em stand by, à espera de NC e algum compromisso. Que vai haver. Já vos digo. Aliás está plasmado de foma MUITO explicita no link acima. Mas não é bem o que estarão a pensar... . Fasten your seat belts, saddle up, lock & load!!


E o papel do CG?

Eu bem tenho aqui alertado para a importancia dos futuros CG's. Notem que os 1ºos foram numa fase de transição, algo abrupta e dura, agora  com este cenário, ''it's the economy,........''. Cf.:
E mais. Talvez devam os futuros CG's c\no US'Senate, como referido no link acima, e perguntar como vai ser Cgestão, administrador, quem e quem aqui e para aquilo, porquê, etc, pois  e depois, já está, não vale a pena fazermos ''queixinhas''.  Agora, com estes cortes, é a doer. E muito. Já não é estarmos no osso, é ter que ir mais 'fundo'. 

E como vai chegar-se a um 'entendimento'? No fundo vai ser um golpe de oportunidade para NC et al. Se ele souber 'play' e tiver a fibra e firmeza para tal. E souber 'aqui e ali' fazer uns breaks no serviço do(s) 'opositores'. Um contrato. Pois. '… avançar com a reorganização do Superior'. Ver http://umonline.uminho.pt/uploads/clipping/NOT_48167/2011090927f43a09092011073202.pdf , ultima frase. O NC vai impor fusões univ's -univ's com politecnicos, consorcios, fechos de cursos, despedimentos, apenas os tenure e pouco mais , onde houver que cortar, cortar, definir linhas de 'produção', fechar outras, e dá as univ's politecnicos 1 ano para respirar pq depois … corta, usando o RJIES, e se não houver ''consorcionamento'' a bem..., só haverá dinheiros publicos para quem seguir essa directiva. Quem não quiser, bem, please do, just beware: you are going 'private'. Tout court. Ouch, essa doeu. Não digam que eu não avisei.

Brutal? Bem, se houver 3 cursos (1º ou 2º ciclo) iguais num raio de 60 km e cada um com 20% de ocupação, por que manter os 3? SE houvesse procura para os 'encher'... . E se houver procura a medio-longo prazo por empregadores? Mas há? Haverá? Pronto, mantenhamos a visão escolastica-eclesiastica de que a UNIVERSIDADE tem que oferecer ensino 'universal' ie conhecimento. Mas se há fome, desperdicio, sacrificios, 'opulencia' a cause de, como se justifica o uso de fundos publicos para manter o Esup como está (que está muito melhor mas não chega)? A A3E's bem avisou e sugeriu. Mas pouco se fez a nivel inter-intra-instituiçoes, see nothing, hear nothing and most important, say nothing, let's keep using those public funds as long as … . Pois. Acabaram. E agora...


Desperdicio: Há. Eu vi. Esbanjou-se. Houve em algumas novas governações um claro esforço e firmeza para corrigir e terminar. Enfim, to a point... . Mas posso facilmente apontar onde se pode cortar e eliminar e claro tornar o ESup mais eficiente, com as verbas publicas possiveis:

1.
2.
3.
10.

Podia colocar 23, até. Mas atenção: Muito da % de despesa\gastos de univ's é com … salários. Cortar aí pode significar … redux de pessoal … docente!!




Um comentário 'generalista':


Como referido acima, é curioso que as actuais Fundações na prática são extintas pela direção geral do orçamento ao introduzi-las no OE! NC 'acabou' com elas (acabou sim, vá lá ler o RJIES e agora este despacho...Ah, então, quem é que tem razão? Pois...) , ie fez um smear funcional... (http://physics.stackexchange.com/questions/9111/does-renormalization-make-quantum-fields-into-slightly-nonlinear-functionals-of ). O que virá aí? Diferentes fundações? OU estas (e outras.........) fundações com maioria de financiamento privado?

Vocês vão ver este week end. As entrevistas. Mas, já aqui referi que não gosto do discurso nem dos 'postulados' do(s) entrevistado(s), a dizer que 'não podemos ser todos ''isto'' ...', como quem diz 'algums tem que aceitar a fatalidade de como são e vieram e vão ser...'. Vocês estão a ver um dialogo destes a ser 'transposto' para o 'Monstrengo' do FP? Mas porque não temos mais ambição? Ou mais rasgo? ''As univ's portuguesas não podem todas...'' , ''...há que fazer o melhor que podemos no que temos...'' .

Sinceramente... . Vocês acham que com este género de pow-wow, alguma vez se veria isto http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14813043 , mesmo que 1 ou 2 gerações depois?



Por fim, Pronto, 'tá bem, aqui vai, do tal das trevas, ranger de dentes e por aí:

''Naquele tempo, (...)  Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores das didracmas aproximaram-se de Pedro e perguntaram-lhe: «O vosso Mestre não paga a didracma?». Pedro respondeu-lhes: «Paga, sim». Quando chegou a casa, Jesus antecipou-Se e disse-lhe: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos ou tributos? Dos filhos ou dos estranhos?». E como ele respondesse que era dos estranhos, Jesus disse-lhe: «Então os filhos estão isentos. Mas para não os escandalizarmos, vai ao mar e deita o anzol. Apanha o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e encontrarás um estáter. Pega nele e paga-lhes o imposto por Mim e por ti». '' http://www-org.rr.pt/rubricas_detalhe.aspx?fid=37&did=167468 (Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus )






The Honourable Schoolboy