domingo, 17 de abril de 2011

‘Finlândia, Auroras, GPS e o Lutero’


Finlândia, Auroras, GPS e o Lutero’

‘Países como nós’ (Expresso, p.26, 9\April): Comparação com a Finlândia. A dita. Algumas incongruências de quem escreveu texto: ‘Finlandeses acham a competição pouco importante’... escreve-se, mas depois, escreve-se tb... ‘(finlandeses) afinaram a formula que os torna competitivos em qq mercado’. Como disse?

Não ponho em causa o mérito da Finlândia. Tenho lá bons amigos. Sociedade ‘bem mais melhor (do que) boa’ em muitos aspectos. Mas não sei se será essa da ‘competição ou não competição’. Ele(a)s são é bons integradores, ie, flexiveis E rigororos na partida, percurso e resultado. São muito envolventes e envolvidos. Têm defeitos. Têm qualidades. E são Luteranos.

Não fazem romarias nem comícios de 3 dias. Não batem (‘ontem’) na mãe nem vão (‘hoje’) de joelhos pedir absolvição à N.Sra de Fatima; Amanhã não matam um desconhecido na A5 nem vão agendar ida ao Tarot (p\semana).

Têm menos gastos com a tropa, gastam menos com saúde, têm menos policia, muito (muito!) menos advogados, ‘gap’ ricos vs pobres muito menor, (famílias) têm menos dívidas e consomem muito menos.

É o que vos digo e escapou aos nossos ‘observadores’ klaççe-GPS (‘Génio (?) Português Superior’), que lá foram e devem ter ficado deslumbrados com o sol da meia noite, as auroras boreais, as Auroras de olhos cinzentos (sim, cinzentos), as saladas de peixe cru, e aquela ‘aguardente’ tenebrosa... : Eles são Luteranos.


E têm um sentido de humor fabuloso. Nós ja não temos. Tinhamos o zip-zip, agora ainda nos vale um pouco do zig-zag, na rtp-2.


The Honourable Schoolboy

Sem comentários: