segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quo Vadis, Pre. Luciano?




Não faço ideia onde ele anda, mas foi optimo tê-lo por aqui. Via-o muita vez ali perto de onde estava a CGD, sentado e falando com alunos, profs, chatos como eu (sobre temas de Science & Religion; Aliás uma vez esteve numa sessão que eu org. aqui na UBI e creio ter sido um verdadeiro sucesso) e funcionários.

Vem isto a proposito de uma noticia no The Sun, aquele jornal do UK... Pois. Já sei. Malandrice... . Não, a noticia era que o Sir AFerguson contratou … um padre. Não para dar uns toques na bola, mas para alinhar o foco de alguns jogadores no MUnited (diga-se, que alguns bem precisam, aquilo tem sido, recentemente, de um nivel entre o bizarro-perverso-aberrante...). Será que esse é o trunfo das grandes equipas? De conduzir à vitória? Não sei.

Mas lembrei-me, tal como o J.Boyers, MUnited Vicar, aconselha e protege os jogadores de 'resvalarem por caminhos pecaminosos' (isto parece o Evangelho de S.Mateus, trevas, labaredas, ranger de dentes, credo....) , os ajudar espiritualmente nas orientações, porque não ter aqui alguns Padres (ou outros equiv), aquando dos periodos de saidas noturnas (recepção, pastas, benção dos exames, louva-o-teu-ensino-centrado-no-teu-ser, etc), pândegas, etc e sei lá?

Ps. Parece que uma equipa de futebol da capital, a quem a côr da esperança, não parece ser suficiente, tb vai em busca de um elemento de sabedoria 'ecumenica' para 'suporte'.

Demóstenes (384-322 AC)


É necessário que os principios de uma politica sejam justos e verdadeiros.

The Crack Up




É ler antes a crónica de PLomba (Publico, 28/6, ultima p.).

Eu devo dizer que percebo e identifico o que ele descreve, a propósito de uma outra reportagem.

Mas falta incluir a área da investigação (e ensino, já agora).

Devo dizer que já me cruzei e soube e acompanhei (algumas vezes até sem me aperceber), tanto por aqui, PT-like, como por aí world-wide, de casos e vivências de amigos e colegas e que, depois, … . Tal e qual.

Eu acho que (quase) ninguem sabe e entende e vive o que é/são os ''limites … do chamado alto rendimento'', ''(ferozmente) competitivo'', ''impiedosos, sequiosos de sucesso'', ''motivados por … insatisfação e obcessão permanente'', ''… não é tudo o que existe, é a unica coisa que existe''.

Grotesco, dirão. Mas é (um)a fonte para um produto de consumo, que muitos (quase) todos exigem ter disponivel como 'icones' ou 'quadro de resultados'. É sim.






The Honourable Schoolboy

Animals




Há um album de música dos Pink Floyd, de titulo Animals. O album é genial. E tem uma faixa 'Pigs on the wing'. Cf. http://en.wikipedia.org/wiki/Animals_(Pink_Floyd_album) . Também é mto Orwelliano...

Ora bem, noticia no Expresso-E, p. 6 25\6: Porcos e divida ameaçam o mundo...! A foto é elucidativa. Parece q tem a ver c o Euro, US economics, Japan & borboletas e …. o facto de um porco na China ter disparado para 2E\quilo na praça e 3E na mesa... . O artigo, de JNRodrigues está mto bem escrito. De ler. Se essas 4 linhas se juntam este verão, não vale a pena XIX governo, ou salvação patriotica ou … . Chamem a N.Sra de Fátima, de preferencia antes do dia 13 de Agosto ou Setembro.

Ah, e ja´ agora, o que dizem da classificação escandalosa que N. Ferguson deu ao US Americam way and dream of life, de ' PIGS 'R US'?? Cf. http://www.businessinsider.com/niall-ferguson-sovereign-debt-2010-5




The Honourable Schoolboy

Questão





Questão que se pode colocar às várias Unidades de I&D e seus CC's, por este 'jardim' Atlantico....

Em termos de estratégia...
a. Investir em todas as áreas de investigação ou só naquelas com boa classificação?
b. São suficientemente pro-activas na procura, ou passivamente, remetem-se , redistribuindo anúncios vários de bolsas, projectos, etc., por vezes a triplicar?


Sabem o que é um rss http://en.wikipedia.org/wiki/RSS ?


A FCT, a ESF, etc etc têm um...








The Honourable Schoolboy

Referendo(s)



 
Uma ideia.
 
Usando http://sites.google.com/site/moderatorhelpcenter/getting-started/guide. Ou algo equivalente. Ou melhor. Não sei. Talvez

Perguntemos eg
 
  1. Considera que foi devidamente informado sobre o RAD durante o período de discussão? (SIM/NÃO)
  2. Considera que o RAD foi aplicado da melhor forma? (SIM/NÃO)
  3. Faz uma avaliação positiva do conteúdo dos inquéritos ao ensino? (SIM/NÃO)
  4. Considera que a aplicação dos inquéritos está a decorrer segundo uma metodologia correta? (SIM/NÃO)
  5. Concorda com os atuais estatutos da instituição? (SIM/NÃO)


Talvez ajudasse a re-orientar e a re-(melhor)-proceder. Como diria o STA (não, não é Student Travel Agency), ``Uma boa intenção não justifica fazer algo mal" [de forma continuada, sobretudo qdo nos alertam que há desconforto e rejeição (por aí) generalizada (poderá ser.....!)]. Ie, vamos melhorar.
 



''We may convince others by our arguments, but we can only persuade them by their own (JJ)''






The Honourable Schoolboy

30 a 35% de 15 é 5, por aí.... OU univ's+univ's / univ's & politc's





É apresentada uma possibilidade...: univ & univ

SE temos cerca de 15 univs e querem (querem?) que só hajam 9 ou por aí (nota: 9\15 = 0.6 ie 60%) ; De certa forma, 30 a 35% de 15 é 5... ie Se 30 a 35% redux em public sector é crucial e as univs vão (têm (têm?) de ir) 'por aí' , então temos de admitir que temos e iremos passar de 15 para 10 ou 9 univs publicas. Fusões, consorcios, 'you name it', it will happen. Will it?

SE não tocarmos nas UMad e UAçores , e já assumirmos a fusão UTL+UL (poderemos fazê-lo?), temos de lidar com UM*, UTAD, UP*, UAv*, UC, UBI, UEv, UNL, UAlg; junte-se ISCTE e UAberta; Notar que * significa Fundação. Destas 11 ou 9 instituições, como fazer para ter 6 ou 7? Claro que (como disse ANovoa recentemente na SicN) tem que ser de forma participativa. E pretendida, em algum ponto das 'negociações'. Seja para um 'consórcio' ou 'federação' de univs e\ou politec's.

Que tal:   UMinho+UTAD, UAveiro+UBI e UE+UAlg . A UAberta (curiosamente sem Reitor qdo esta discussion se inicia...) poderia ficar como está ou ligada a UL+UTL (será uma mais valia para quem ''ficar'' com ela por causa da experiência de ensino à distância que possui e cuja importância vai aumentar no curto prazo).


É apresentada outra possibilidade (que até pode ser mais provável): univ's+Politec's...

Citação do programa de XIX Governo, p.120 (http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Documentos/Programa_GC19.pdf ): '' Estudo de possíveis medidas conducentes à reorganização da rede pública de instituições de Ensino Superior, com eventual especialização das instituições em
termos de oferta de cursos e de investigação; - Investimento do ensino politécnico nos cursos de especialização tecnológica e outras formações de curta duração''; Embora tb se escreva ''A manutenção do carácter binário do Ensino Superior em Portugal (universitário
e politécnico) '', há que o referir.

Tomemos (apenas como exemplo pratico) o IPG (http://twintwo.ipg.pt/webapps/portal/frameset.jsp ) e IPCB (http://www.ipcb.pt/ ) . Situações de complementaridade? Sem dúvida (eg Bioq UBI e Geoq IPCB http://cigeoq2011.ipcb.pt/portugues/index.html ). Sobreposições? … taaammbéeem... ,

"E agora, se for assim?" Eg, in addition, IPCB tem design de moda, IPG não tem mas … depois https://www.ubi.pt/Unidade_Curricular.aspx?Codigo=5898 existe, implica sobreposição (qse de certeza, com tanta bibliografia...)

 
Será que há uma estratégia (em preparação?) de resposta que tenha estas possibilidades (i)reais em conta?

Apenas uma especulação, sem qualquer fundamento. Podem dizer.

Uma forma mais eficaz de apresentar estes cenários e discussão, tal como me foi sugerido (e eu mto agradeço o feedback e criticas), será fazer uma tabela onde se cruzariam para várias instituiçoes (eg, uma univ e possiveis politecnicos, que a poderão integrar numa estrutura alargada) e respectivos cursos ou unidades org e aferir (do grau ou intensidade) da sobreposição ou complementaridade. Eu tentei fazer mas verifiquei que estava a fazer erros de analise e é algo que uma equipa fará melhor do que alguém isolado, pois o beneficio de inter-criticism é mto benefico para trazer uma plataforma de trabalho mais eficaz.

Mas, qto a estes cenários, não sei. São especulações.

Impossivel. Durante este XIX governo. Parece.

No way.

Impossivel!!

Impossivel?... No XX gov? Ou XXI?

Impossivel...

Impossivel?

Não sei.

No entanto, não seria melhor ter numa gaveta um SWOT\draft das instituições? Cf. eg https://sites.google.com/site/againthehonourableschoolboy/home/fc-t , embora seja rather crude e out of time (?).

Aqui fica a sugestão. E de que fossemos nós próprios, univ's, a fazer, de forma discreta, racional, de forma sensata. E não agências ou consultores externos (convidados, contratados, etc). Ou a 'correr'.






The Honourable Schoolboy