É apresentada uma possibilidade...: univ
& univ
SE
temos cerca de 15 univs e querem (querem?) que só hajam 9 ou por aí
(nota: 9\15 = 0.6 ie 60%) ; De certa forma, 30 a 35% de 15 é 5...
ie Se 30 a 35% redux em public sector é crucial e as univs vão (têm
(têm?) de ir) 'por aí' , então temos de admitir que temos e iremos
passar de 15 para 10 ou 9 univs publicas. Fusões,
consorcios, 'you name it', it will happen. Will it?
SE não
tocarmos nas UMad e UAçores , e já assumirmos a fusão UTL+UL
(poderemos fazê-lo?), temos de lidar com UM*, UTAD, UP*, UAv*, UC,
UBI, UEv, UNL, UAlg; junte-se ISCTE e UAberta; Notar que * significa
Fundação. Destas 11 ou 9 instituições, como fazer para ter 6 ou
7? Claro que (como disse ANovoa recentemente na SicN) tem que ser de
forma participativa. E pretendida, em algum ponto das 'negociações'.
Seja para um 'consórcio' ou 'federação' de univs e\ou politec's.
Que
tal:
UMinho+UTAD, UAveiro+UBI e UE+UAlg . A UAberta (curiosamente
sem Reitor qdo esta discussion se inicia...)
poderia ficar como está ou ligada a UL+UTL (será uma mais
valia para quem ''ficar'' com ela por causa da experiência de ensino
à distância que possui e cuja importância vai aumentar no curto
prazo).
É apresentada outra possibilidade (que
até pode ser mais provável): univ's+Politec's...
Citação
do programa de XIX Governo, p.120
(http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Documentos/Programa_GC19.pdf
): '' Estudo de
possíveis medidas conducentes à reorganização da rede pública de
instituições de Ensino Superior, com eventual especialização das
instituições em
termos de oferta de cursos e de investigação;
- Investimento do ensino politécnico nos cursos de especialização
tecnológica e outras formações de curta duração''; Embora tb se
escreva ''A manutenção do carácter binário do Ensino Superior em
Portugal (universitário
e politécnico) '', há que o referir.
Tomemos
(apenas como exemplo pratico) o IPG
(http://twintwo.ipg.pt/webapps/portal/frameset.jsp
) e IPCB
(http://www.ipcb.pt/
) . Situações de complementaridade? Sem dúvida (eg Bioq UBI e Geoq
IPCB http://cigeoq2011.ipcb.pt/portugues/index.html
). Sobreposições? … taaammbéeem... ,
"E
agora, se for assim?" Eg, in addition, IPCB tem design de moda,
IPG não tem mas … depois
https://www.ubi.pt/Unidade_Curricular.aspx?Codigo=5898
existe, implica sobreposição (qse de certeza, com tanta
bibliografia...)
Será que há uma estratégia (em preparação?)
de resposta que tenha estas possibilidades (i)reais em conta?
Apenas uma especulação, sem qualquer fundamento. Podem dizer.
Uma forma mais eficaz de apresentar estes cenários e discussão, tal
como me foi sugerido (e eu mto agradeço o feedback e criticas), será
fazer uma tabela onde se cruzariam para várias instituiçoes (eg,
uma univ e possiveis politecnicos, que a poderão integrar numa
estrutura alargada) e respectivos cursos ou unidades org e aferir (do
grau ou intensidade) da sobreposição ou complementaridade. Eu
tentei fazer mas verifiquei que estava a fazer erros de analise e é
algo que uma equipa fará melhor do que alguém isolado, pois o
beneficio de inter-criticism é mto benefico para trazer uma
plataforma de trabalho mais eficaz.
Mas, qto a
estes cenários, não sei. São especulações.
Impossivel.
Durante este XIX governo. Parece.
No
way.
Impossivel!!
Impossivel?...
No XX gov? Ou XXI?
Impossivel...
Impossivel?
Não sei.
No
entanto, não seria melhor ter numa gaveta um SWOT\draft das
instituições? Cf.
eg
https://sites.google.com/site/againthehonourableschoolboy/home/fc-t
,
embora seja rather crude e out of time (?).
Aqui fica a
sugestão. E de que fossemos nós próprios, univ's, a fazer, de
forma discreta, racional, de forma sensata. E não agências ou
consultores externos (convidados, contratados, etc). Ou a 'correr'.
E
já agora, cf. link.
https://gaq.uma.pt/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=44&Itemid=53&lang=en
e o doc INDEZ
2010 - Pessoal Existente em Instituições de Ensino Superior Público
. Interessante. O NC tem um … . O M. das Finanças as well...
The Honourable Schoolboy
Sem comentários:
Enviar um comentário