A presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior defende que um dos principais caminhos para salvar estas regiões da desertificação é virá-las para Espanha.
Helena Freitas foi nomeada no início de março pelo novo governo para liderar a nova estrutura que promete estudar e apresentar medidas concretas para recuperar o Interior do país.
Em entrevista à TSF fala numa situação "dramática" e insustentável", pelo que o primeiro objetivo da unidade de missão é fazer um programa nacional de coesão territorial, um instrumento de planeamento que identifique medidas para promover o Interior e construir um novo mapa de Portugal com uma vocação ibérica.
Helena Freitas diz que o Interior tem de olhar para Espanha e para os milhões de consumidores do país vizinho, recordando que, por exemplo, a Guarda está a 3 horas de Lisboa e a 3 horas de Madrid.
Ou seja, muitas regiões desertificadas ainda nem se aperceberam mas são centrais na Península Ibérica.
Ou seja, muitas regiões desertificadas ainda nem se aperceberam mas são centrais na Península Ibérica.
Números e razões que levam a também deputada do PS a dizer que é preciso uma "revolução mental" para passarmos a pensar que "a fronteira já não é a barreira do passado".
'via Blog this' The Honourable Schoolboy
Sem comentários:
Enviar um comentário