PROTOCOLO COM REDE AGA KHAN DINAMIZA CIÊNCIA NOS PAÍSES AFRICANOS LUSÓFONOS
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assina um protocolo de cooperação científica e tecnológica com o Imamat Ismaili para promover uma iniciativa conjunta entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.
Este protocolo vai implementar a iniciativa intitulada Conhecimento para o Desenvolvimento, que inclui novas ações conjuntas em África, nomeadamente através da dinamização da agenda Ciência Global junto dos países africanos de lusófonos.
Com a duração de 10 anos, o protocolo inclui um financiamento de 10 milhões de euros, assegurado pelo Imamat Ismaili.
O objetivo é estimular o apoio a novos projetos e redes de Investigação e Desenvolvimento que serão estabelecidos entre unidades de investigação em Portugal, países africanos de língua portuguesa e instituições da Rede Aga Khan.
Os projetos serão apoiados através da FCT, numa base competitiva e através de concursos a lançar ainda em 2016.
Qualidade de vida
A capacitação científica recairá sobre temas relacionados com a qualidade de vida em sociedades em desenvolvimento, incluindo segurança alimentar, biodiversidade, desenvolvimento infantil, sistemas sustentáveis de energia e desenvolvimento urbano, redução da pobreza, reinstalação de migrantes, sociedade civil e pluralismo.
A Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento inclui também o estabelecimento em Lisboa do Centro da UNESCO para a formação avançada de cientistas de países lusófonos, assim como um conjunto de ações e medidas para aprofundar a cooperação académica, científica e tecnológica entre países de língua portuguesa e outros países em África.
O projeto faz parte do Compromisso com o Conhecimento e a Ciência aprovado recentemente em Conselho de Ministros.
'via Blog this' The Honourable Schoolboy
Sem comentários:
Enviar um comentário