segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cluster de (inc Ciencia de Materiais) e mais em Engenharia - II

The Honourable Schoolboy

LABORATÓRIOS COLABORATIVOS NO AEROESPACIAL E MOBILIDADE ELÉTRICA

O lançamento de Laboratórios Colaborativos nas áreas aeroespacial e da mobilidade elétrica, que venham a estimular o emprego qualificado e o desenvolvimento económico através da colaboração entre empresas, autarquias, centros de investigação associados a instituições de ensino superior e centros de engenharia, é apresentado no dia 22 de julho, pelas 10h30, no CEIIA, em Matosinhos.
Nesta cerimónia é igualmente assinado um Contrato de Consórcio entre instituições de Ensino Superior e empresas para o desenvolvimento de um veículo elétrico interativo.
O Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, estão presentes na cerimónia, juntamente com dirigentes das instituições de ensino superior e de empresas.
O Protocolo e Contrato de Consórcio envolvem a participação, entre outros, das Universidade do Porto, do Minho, de Évora, de Lisboa, do Instituto Superior Técnico, do CEiiA e de empresas, incluindo a TMG, a CeNTItvc, a I.M. Inapal Metal, a Fibrauto, a GMVIS, a Skysoft, a Efacec Electric Mobility, a Exatronic, a Veniam, e a Imobilemagic.
Plano Nacional de Reformas
O estímulo ao desenvolvimento de Laboratórios Colaborativos enquadra-se no Plano Nacional de Reformas e tem como objetivo facilitar a densificação do território em termos de atividades baseadas no conhecimento.
Pretende-se reforçar e desenvolver instituições orientadas para criar valor económico e mobilizar a capacidade de produção industrial, através de incentivos à cooperação entre instituições científicas e de ensino superior com o tecido económico e as empresas, potenciando a criação de emprego qualificado.
O desenvolvimento científico e tecnológico e a cooperação entre a ciência e as empresas é encarada como um desafio central para alavancar as atividades de I&D em Portugal e a tradução dessa colaboração em conhecimento aplicável a novos produtos, processos e organizações.
A cerimónia será iniciada com uma visita às instalações do CEIIA, incluindo o contacto com as equipas de engenheiros que estiveram associados à construção da aeronave KC-390, pela empresa brasileira Embraer.
Este trabalho contou com a participação de quase 200 engenheiros portugueses no Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) em parceria com várias universidades nacionais, tendo estado associado sobretudo ao desenvolvimento de equipamentos de elevado complexidade tecnológica, incluindo o sponsor, o elevator e a fuselagem central da aeronave.
A conceção desta aeronave é um exemplo da capacidade nacional em engenharia, assim como do potencial para dinamizar o emprego qualificado em áreas técnicas e de engenharia, através da colaboração entre empresas, autarquias, centros de investigação associados a instituições de ensino superior e centros de engenharia, contribuindo para a fixação em Portugal de jovens altamente qualificados e, portanto, para o desenvolvimento social e económico.

Sem comentários: