quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

​A Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou hoje os documentos relativos ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017. O período de candidaturas decorrerá de 1 a 31 de março, estando prevista a atribuição de 900 bolsas de doutoramento.

The Honourable Schoolboy

Logo horizontal do ICI - Instituto Coordenador da Investigação




A Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou hoje os documentos relativos ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017O período de candidaturas decorrerá de 1 a 31 de março, estando prevista a atribuição de 900 bolsas de doutoramento.


Resultado de imagem para fct













​ººººººººººººººººººººººººº​


http://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=207&/2017/2/Divulgada_documenta%C3%A7%C3%A3o_para_o_Concurso_para_Atribui%C3%A7%C3%A3o_de_Bolsas_de_Doutoramento_2017

​http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/docs/Concurso_de_Bolsas_2017_Aviso_Abertura.pdf
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/docs/Concurso_de_Bolsas_2017_Guiao_Avaliacao.pdf
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/docs/O_que_mudou_no_Concurso_de_Bolsas_2017.pdf​


ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº​


Divulgada documentação para o Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017

​​
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou hoje os documentos relativos ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017. O período de candidaturas decorrerá de 1 a 31 de março, estando prevista a atribuição de 900 bolsas de doutoramento.

A antecipação do concurso para o mês de março tem como objetivo permitir que os candidatos tenham conhecimento do resultado do concurso antes do início do ano letivo, de forma a poderem melhor planear a sua investigação. A FCT pretende que a abertura do concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento passe a ocorrer sempre no primeiro trimestre do ano.


As bolsas de doutoramento são um subsídio atribuído a investigadores em formação para realizarem atividades de natureza científica e tecnológica em regime de dedicação exclusiva, com vista à obtenção do grau de doutor. A investigação realizada por investigadores doutorados, em coerência com o Decreto-Lei 57/2016,  deve assumir a contratação como o vínculo normal, pelo que não está prevista a atribuição de bolsas de pós-doutoramento neste concurso. A contratação de doutorados é uma prioridade para a FCT e estará refletida no Concurso de Projetos em todos os domínios científicos, cujo aviso deve ser publicado até ao mês de março, na implementação do DL 57/2016, ao abrigo qual se prevê a abertura de mais mil concursos de contratação de doutores a financiar pela FCT, e noutras oportunidades de emprego científico que a FCT promoverá ainda em 2017.

​ººººººººººººººººººººººººººººººººººººº


Bolsas de Formação Avançada

Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento - 2017

DOCUMENTOS DO CONCURSO

DATAS IMPORTANTES:

  • Submissão de candidaturas: 1 a 31 de março 2017, 17:00H (hora de Lisboa)

Visão Geral e Objetivos

O concurso de bolsas de 2017 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor.
Bolsas de Doutoramento (BD) - Destinam-se a candidatos que satisfaçam as condições necessárias ao ingresso em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver trabalhos de investigação conducente à obtenção desse grau. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos. O plano de trabalhos pode decorrer em instituições nacionais ou estrangeiras.
Leia aqui as diferenças com os concursos anteriores.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, ou cidadãos provenientes de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.
Às bolsas cujo plano de trabalhos decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras, só podem candidatar-se os cidadãos (nacionais ou estrangeiros) que comprovem residir de forma permanente e habitual em Portugal.
Para concorrer é necessário:
  • Ter concluído, até à data de submissão da candidatura, o grau académico de mestre ou, em alternativa:
    • ter o grau de licenciatura e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido, pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos, como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor;
    • ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.
  • Não ter beneficiado de uma Bolsa de Doutoramento ou de Doutoramento em Empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.

Financiamento

Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento e, quando aplicável, outros complementos de bolsa, tais como propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde.
As bolsas atribuídas neste concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu, ao abrigo do Quadro Estratégico Comum (2014-2020), através, nomeadamente, do Programa Operacional do Capital Humano.

Como concorrer

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 1 de março de 2017, no portal de concursos a bolsas. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura.
Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de abertura, Guião de Candidatura, Guião de AvaliaçãoEstatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (obrigatório).

Avaliação

A avaliação das candidaturas é realizada por painéis de avaliação constituídos com base na adaptação da classificação FOS do Manual Frascati. As candidaturas são pontuadas de 1,000 (mínimo) a 5,000 (máximo) em três critérios de avaliação:
  • i) mérito do candidato;
  • ii) mérito do plano de trabalhos;
  • iii) mérito das condições de acolhimento.
Os três critérios de avaliação terão a ponderação, respetivamente, de 40%, 30%, 30%.
O mérito dos candidatos a bolsa de doutoramento é avaliado tendo por base dois subcritérios: nota base (que reflete o seu percurso académico) e currículo pessoal.
A apreciação do currículo pessoal dos candidatos é realizada de forma integrada, partindo de uma visão global do mérito do seu percurso científico e profissional. Nesta apreciação é importante considerar as cartas de motivação e de recomendação (documentos obrigatórios) e as várias dimensões do currículo que possam demonstrar um percurso científico e profissional relevante.
A avaliação do plano de trabalhos e das condições de acolhimento tem por base a avaliação qualitativa do painel, devidamente fundamentada.
Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada de classificação nos três critérios.
Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e noAviso de abertura do Concurso.



ººººººººººººººººººººººººººº



Scholarships

2017 Call for PhD Scholarships

DOCUMENTS

IMPORTANT DATES:

  • Applications: 1-31 March 2017, 5pm (Lisbon Time)

Purpose and Overview

With this call, FCT aims to support graduates who wish to pursue research leading to a PhD degree. This call is open to both Portuguese and foreign applicants, across all fields of research.
PhD Scholarships support graduates who comply with the requirements to apply for PhD studies and who wish to carry out research towards this degree. Scholarships have a maximum duration of four years, and must run for a minimum of three consecutive months. The work programme may be carried out at Portuguese or foreign institutions.
Read about changes in relation to previous calls here (in Portuguese)

Who Can Apply

Portuguese citizens and citizens of EU member states may apply. Citizens of other countries may also apply, as long as they are resident in Portugal or are citizens of countries with which Portugal has exchange agreements.
Only citizens (Portuguese or foreign) with long-term resident status in Portugal may apply for scholarships with work programmes to be carried out totally or partially at foreign institutions.
Applicants need to:
  • Have completed a Masters degree upon application, or alternatively:
    • Hold a first degree and a highly relevant academic or scientific curriculum, acknowledged by the legally capable scientific body of the university where the applicant wishes to be admitted, attesting to the applicant's ability to carry out studies leading to a PhD degree;
    • Hold an acknowledged academic, scientific or professional curriculum attesting to the applicant's capacity to carry out studies leading to a PhD degree, provided by the legally capable scientific body of the university where the applicant wishes to be admitted.
  • Not have held any prior FCT-funded PhD scholarship, of any duration.

Funding

Selected applicants will be awarded monthly stipends and supplementary support, which may include tuition fees, relocation costs, travel awards and health insurance, whenever applicable, as detailed in the Regulations.
The scholarships to be awarded in this call will be funded by the Portuguese state budget, through the Ministry for Science, Technology and Higher Education and, when applicable, by the European Social Fund within the 2014-2020 Strategic Framework.

How and when to apply

The call for applications is open from 1 to 31 March 2017 (5pm, Lisbon time).
Applications should be submitted online. Only one proposal per applicant is allowed.
For further information on how to apply and detailed guidance notes, applicants are advised to download the Notice of Call, the Application Guide, the Evaluation GuideResearch Fellowship Holder Statute, and theRegulations.

Evaluation

Proposals will be evaluated by evaluation panels specifically set up for this call, based on the Field of Sacience (FOS) areas defined in the Frascati Manual. Applicants will be awarded grades from 1.000 to 5.000, for each of the following three criteria:
  • i) merit of the applicant;
  • ii) merit of the work programme;
  • iii) merit of the host conditions.
The relative weights of three criteria are 40%, 30%, 30%, respectively.
The merit of applicants for PhD Scholarships will be assessed on two sub-criteria: core grade (reflecting academic achievements) and personal curriculum.
Applicants’ personal curricula will be assessed in an integrated manner, taking a global view of scientific and professional achievements. Thus, motivation and reference letters (required documents) and the various dimensions of the curriculum that may demonstrate relevant scientific and professional backgrounds will be important contributions.
Assessment of the work plan and of the host institution conditions will be based on the qualitative evaluation by the review panel.
Applicants will be ranked according to weighted average of the scores for each criterion.
The information on this page does not replace or override any requirements set forth in the Regulationsor the Notice of Call

Sem comentários: