Temas de Educação: Precários da Ciência:
Nb. No ambito e dinamica corrente em redor e intra o DL-57/2016, recomendo leitura deste artigo critico. É um problema (muito!) sério: o numero de graduados com PhD parece exponencial no evoluir, por ano, e e ode abertura de lugares de tenure-track, algo linear.
Em visitas que fiz, no quadro da CDE - EUA, este tema sempre presente e não há um silver bullet. Em paises como DK, N, B, NO ''impoe''-se que qualquer investigador numa escola de apoio a doutorandos (sim, escola doutoral....) assuma alguns ECTS (ou equiv...), eg em disciplinas de skills e transversais, mas, que também, seja lá a área que for, desde topologia algebrica à 'nanobiologia' 'quantica' das algas, tem de ter um projecto ou componente de integração numa industria, numa empresa, numa aplicação.
Como referi, problema (muito!) sério: o numero de graduados com PhD parece exponencial no evoluir, por ano, e e ode abertura de lugares de tenure-track, algo linear. O DL-57/2016 fica muito aquem em operacionalidade e potencial<->eficiencia estimavel.
Em suma, recomendo leitura deste artigo critico. O assunto é (cada vez mais) sério.
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The Honourable Schoolboy
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