Eis
uma opinião e nada consensual, creio. Mas que, igualmente creio,
merece ser tida em consideração.
Todos
os anos milhares de candidatos ao Esuperior ficam 'de fora'. Por umas
centesimas, decimas ou até mais. Podem dizer que tem
que ser assim.
Mas
tem?
Há
dois anos, dei aulas de Fisica-II a alunos de Optometria. Havia quem
estivesse lá '5 sur 5'. Ie, the perfect fit. Mas tb havia quem lá
estivesse, com médias de entrada razoaveis mas sem sensibilidade ou
grande sentido. De estar.
Podem
dizer que as aulas não os estimulavam. Podem dizer que se tinham as
médias que tinham é porque no Secundário lhe deram classificações
que mereciam. Talvez. Não sei. E tb é indelicado levantar suspeitas
ao trabalho nas e.secundárias. E também me fui informar e a postura
era genérica em outras disciplinas.
Mas
havia aluno(a)s de média menos 'vistosas' e que manifestavam um
empenho e capacidade bem acima 'daquela' média.
No
que me fez considerar se neste e noutros cursos não se poderia, além
de classificações de exame e secundário, fazer entrevistas e
'filtrar' candidata(o)s. Por exemplo, dar uma nota na entrevista. E
assim depois obter uma nota final de admissão, mediante uma fórmula
ponderada (que aliás se usam variantes, ainda sem entrevista, mas
possivel, em admissões a 2º ciclo).
Levanta
vários problemas, admito.
Um
é 'diminuir' peso do que se 'traz' do secundário. Se se admitir
como sacrosanto que o que se traz do secundário é intocavel e
indiscutivel... mas para isso se fazem exames nacionais, para filtrar
possiveis desvios (...Talvez se devesse incluir uma margem minima de
desvio entre média de secundário e nota de exame, para poder dar
admissão a concurso de candidatura; mas isso também implicaria
ameaçar todo um percurso no básico&secundário...).
O
outro é a subjectividade intrinseca.
Junte-se
que pode igualmente fazer que quem tenha uma nota 'simpática', pode
não ser admitido. E alguém algo 'fragilizado socialmente' poder
entrar. Eg, alguem com um 12 poder até ter um 14 post-entrevista
pois é alguém mesmo apto e com empenho, enquanto alguém
'produzido' ao longo do Basico&Secundário com um 13 poderia ter
de esperar. Ie, por vezes alguem com um 12 é bem melhor para certas
funções (universitas lex) que alguém com um 13 (secundário
dixit).
Acho
que poderia ser uma marca de … atenção, cuidado, empenho,
dedicação ao ensino oferecido, onde a qualidade é 'primus inter' o
resto.
The Honourable Schoolboy
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