Esta
semana tem sido 'très amusant' no nosso ESup.
Começámos
com o o anuncio 'recente' em
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/cortes-vao-levar-a-despedimentos-e-fecho-de-cursos-no-ensino-superior_1510369
ou
http://noticias.universia.pt/vida-universitaria/noticia/2011/09/05/863283/vem-ai-tempos-dificeis-as-universidades.html;
Claro que a 'noticia' no Publico vinha com selo de origem 'CRUP', a
tentar ficar com a opinião publica do seu lado, a tentar surpreender
o NC (...que nunca foi Reitor!) ..., a enviar(-lhe) recados via os
'media': ''aí é!?, não dá?!, então vai\vão ver; …
despedimentos, fechar portas e o governo que governe as univ's''.
Isto é o que 'está' nesse(s) artigos, entre linhas … , sem estar,
mas está; Ora leiam bem, por favor: o conflito começa... . Sem o
estar de forma explicita. Mas já lá vou, a mostrar que estou com a
perspectiva correcta.
Continuemos.
Bem,
o NC então surpreendeu. Deu 'algo'. Really!
Deu mesmo!! Bem, não dá os 8.5 + 2.5 = 11% mas deu a tal autonomia
que por vezes se fala em corredores, à saida de café-bar-uni,
Cgerais, etc:
http://economico.sapo.pt/noticias/crato-da-autonomia-as-universidades-para-gerirem-orcamentos_126059.html;
Por um lado 'cede', por outro não dá $$$. Como diria e aproveitando
do R.Solnado '...não (era) foi mau'. Mas NC terá feito (ele deu-se
conta?) [acredito
que sim, pois isto tem selo de demonstração algébrica, math-like e
de como NC e o seu SEESup 'actuam'; {it takes a math-mind-like to
spot the way of other [math-mind-like]} e há que ser math-literate* {ie não basta saber aritmetica, é preciso eg o ser e o saber de como demonstrar
o teorema de Weierstrass ou um lema de Schur para meet o desafio :=
NC e SEEsup (podem escrever!!)}, )]
uma 'revolution' ou uma formatação no RJIES-Fundações-MGago &
VMoreira &al, 'software e programas univ's'. Se n\soubermos lidar com NC et al, vai ser muito dificil, tipo guerra ou 'empata' de trincheiras...
*Uma
nota: As (melhores) empresas (pub, priv) contratam e tem senior
analysts entre (highly-)math-literate graduates, etc, para ter
capacidade analitica, sintese, estudo, perspectivas, ousadia,
diferença, problem-solving com eficácia. Pq? Para C-O-M-P-E-T-I-R.
Querem que diga mais d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o??? Boa!, eu sabia que não
era preciso.
Mas
continuemos. Eu explico. Cf.:
http://thehonourableschoolboy.blogspot.com/2011/06/autonomia-administrativa.html
.
Mas
antes deixem-me 'add' que o NC tem uma 'mole' (ou mais) no CRUP; o NC
soube e antes de mais novidades 'publicas' do CRUP, ie antecipa-se,
com base em 'intelligence', 'the other side', 'some Joe's mailbox,
lamposts, that sort...'. Pois. Escrevam. Foi assim: O NC 'esteve' no
meeting do CRUP, mesmo que horas depois de ter terminado mas
esteve... . Por isso o NC antecipou-se ao seguinte …
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/reitores-das-universidades--temem-graves-situacoes-de-desiquilibrio-orcamental_1510808#.TmeTy6uWsEI.gmail
com
http://economico.sapo.pt/noticias/crato-da-autonomia-as-universidades-para-gerirem-orcamentos_126059.html.
Bem,
com esta nova adição de autonomia, as univ's ficam qse qse como
fundações, para efeitos prácticos, faltando por um lado,
regulamentar a 'coisa', e por outro, umas tem um C.Curadores (os '
Board of Trustees'), outras não, e no geral não tem 5 anos de
free-hand nem as verbas próprias... libertas. Mas tambem quem tinha,
como fundação, deixou de ter (...'ser'), daí que o NC e o SEESup,
o que fizeram foi … 'smear' alguns funcionalismos, como se de
funções matemáticas de tratassem, através de uma operação de
integração, com uma medida adequada. NC e SEEsup: chapeau!
Nesta
'guerra' receio que, a continuar assim (vide artigo no Sol), corremos
o sério risco do ESup ficar às escuras, sem perceber o NC e o
SEESup (ou as necessidades dramáticas de contenção de despesa; N t
q ser o ESUp a 'pagar' mas … sendo alvo fácil ...), nem ser capaz
de ter uma antecipação ou uma iniciativa (pela
construtiva, pela POSITIVA)
que surpreenda o MEC? Ou alguma diplomacia que apazigue. O que seria
o melhor.
Notem
que a 'oferta' do NC n\é má p\Univs-Reitorias. Para já têm o
pão o queijo a faca a manteiga o doce e o presunto (duvido que MG
tenha alguma vez sonhado com isto; agora é o seu pior pesadelo e o
de VMoreira, desconfio: (MUITO) mais
poder de volta nas reitorias!, Alguns
ex-Reitores que tanto suaram para ter alguns mais euros e melhores
orçamentos entre directivas estranguladoras, devem estar cheios de
inveja: '… no meu tempo..., agora, sim, com isso...')
; Mas NC sai de grande alvo de contestação, tal como um reitor que
conheço e dizia: eu
dei o $$$$ à faculdade e não é a mim que se devem queixar se isto
ou aquilo não foi comprado...vão à faculdade...
Pois.
E o papel
do CG?
Já
lá vou. Tenham calma. Hoje mais um 'happening':
http://umonline.uminho.pt/uploads/clipping/NOT_48167/2011090927f43a09092011073202.pdf
. Várias coisas:
- O 'cerco' ao NC tem a UL\ANovoa à frente; O problema é que para a opinião pública quanto maiores os cortes, maior o apoio que NC terá…
- AN 'quis' (sic texto no link...!) pedir (ou desafiar??) o NC, em que o NC que governe a UL com este orçamento\cortes (AN está de saida, via termo de mandato, em 12 meses, +\-, pelo que...pode desafiar); AN alias, diz no Sol, colocou em 'cima da mesa...' a possibilidade...NC é matemático e de possibilidades e probabilidades vive ele.
- Um orçamento acabou então por ser (''acabou por ser'', notem bem...) aprovado em que, leiam bem, o NC e todo o governo, inc MFinanças é desafiado (!!), onde 3 pontos são claramente uma declaração de … guerra (??!): a UL NÃO aplica o corte de 2.5%, NÃO cativa nas receitas próprias; e actua na CGA de forma muito (no minimo) 'interessante'. O Sir Humphrey diria 'corajosa'...,o que não seria necessariamente … bom.
- O CG da UL é que colocou 'água na fervura' (onde pôde) e os membros externos usaram de ponderação (sim, foi assim, please follow me...) e susteram essa hipótese mas não conseguiram evitar os tais pontos ao desafio pois … houve ali alguma pressão para evitar o 'não apoiar a ideia' mas também dar um sinal ao NC que o CG da UL está com a UL... Pois. Teve que ser. Até porque muitos são elementos ligados a empresas publicas que tb estão ou vão levar até ao 'osso'. Havia que aproveitar.
- As outras univs e possibilidade de comissões administrativas a governar o orçamento das univs ie as univs (Pq? Pq ''it's the economy...) está em stand by, à espera de NC e algum compromisso. Que vai haver. Já vos digo. Aliás está plasmado de foma MUITO explicita no link acima. Mas não é bem o que estarão a pensar... . Fasten your seat belts, saddle up, lock & load!!
E o papel
do CG?
Eu
bem tenho aqui alertado para a importancia dos futuros CG's. Notem
que os 1ºos foram numa fase de transição, algo abrupta e dura,
agora com este cenário, ''it's
the economy,........''.
Cf.:
E
mais. Talvez devam os futuros CG's c\no US'Senate, como referido no
link acima, e perguntar como vai ser Cgestão, administrador, quem e
quem aqui e para aquilo, porquê, etc, pois e depois, já está, não
vale a pena fazermos ''queixinhas''. Agora,
com estes cortes, é a doer. E muito. Já não é estarmos no osso, é
ter que ir mais 'fundo'.
E
como vai chegar-se a um 'entendimento'? No fundo vai ser um golpe de
oportunidade para NC et al. Se ele souber 'play' e tiver a fibra e
firmeza para tal. E souber 'aqui e ali' fazer uns breaks no serviço
do(s) 'opositores'. Um contrato. Pois. '… avançar com a
reorganização do Superior'. Ver
http://umonline.uminho.pt/uploads/clipping/NOT_48167/2011090927f43a09092011073202.pdf
,
ultima frase. O NC vai impor
fusões
univ's -univ's com politecnicos, consorcios, fechos de cursos,
despedimentos, apenas os tenure e pouco mais , onde houver que
cortar, cortar, definir linhas de 'produção', fechar outras, e dá
as univ's politecnicos 1 ano para respirar pq depois … corta,
usando o RJIES, e se não houver ''consorcionamento'' a bem..., só
haverá dinheiros publicos para quem seguir essa directiva. Quem
não quiser, bem, please do, just beware: you are going 'private'.
Tout
court.
Ouch,
essa doeu. Não digam que eu não avisei.
Brutal?
Bem, se houver 3 cursos (1º ou 2º ciclo) iguais num raio de 60 km e
cada um com 20% de ocupação, por que manter os 3? SE houvesse
procura para os 'encher'... . E se houver procura a medio-longo prazo
por empregadores? Mas há? Haverá? Pronto, mantenhamos a visão
escolastica-eclesiastica de que a UNIVERSIDADE tem que oferecer
ensino 'universal' ie conhecimento. Mas se há fome, desperdicio,
sacrificios, 'opulencia' a
cause de,
como se justifica o uso de fundos publicos para manter o Esup como
está (que está muito melhor mas não chega)? A
A3E's bem avisou e sugeriu. Mas pouco se fez a nivel
inter-intra-instituiçoes, see
nothing, hear nothing and most important, say nothing, let's keep
using those public funds as long as …
. Pois.
Acabaram.
E agora...
Desperdicio:
Há. Eu vi. Esbanjou-se. Houve em algumas novas governações um claro esforço e firmeza para corrigir e
terminar. Enfim, to
a point...
. Mas posso facilmente apontar onde se pode cortar e eliminar e claro
tornar o ESup mais eficiente, com as verbas publicas possiveis:
1.
2.
3.
…
10.
Podia
colocar 23, até. Mas atenção: Muito da % de despesa\gastos de
univ's é com … salários. Cortar aí pode significar … redux de
pessoal … docente!!
Um
comentário 'generalista':
Como
referido acima, é curioso que as actuais
Fundações na prática são extintas pela direção geral do
orçamento ao introduzi-las no OE! NC 'acabou' com elas (acabou
sim, vá lá ler o RJIES e agora este despacho...Ah, então, quem é
que tem razão? Pois...)
, ie fez um smear funcional...
(http://physics.stackexchange.com/questions/9111/does-renormalization-make-quantum-fields-into-slightly-nonlinear-functionals-of
). O que virá aí? Diferentes fundações? OU estas (e
outras.........)
fundações com maioria de financiamento privado?
Vocês
vão ver este week end. As entrevistas. Mas, já aqui referi que não
gosto do discurso nem dos 'postulados' do(s) entrevistado(s), a
dizer que 'não podemos ser todos ''isto'' ...', como quem diz
'algums tem que aceitar a fatalidade de como são e vieram e vão
ser...'. Vocês estão a ver um dialogo destes a ser 'transposto'
para o 'Monstrengo' do FP? Mas porque não temos mais ambição? Ou
mais rasgo? ''As univ's portuguesas não podem todas...'' , ''...há
que fazer o melhor que podemos no que temos...'' .
Sinceramente...
. Vocês acham que com este género de pow-wow,
alguma vez se veria isto
http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14813043
, mesmo que 1 ou 2 gerações depois?
Por
fim, Pronto,
'tá bem, aqui vai, do tal das trevas, ranger de dentes e por aí:
''Naquele
tempo, (...) Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores das
didracmas aproximaram-se de Pedro e perguntaram-lhe: «O vosso Mestre
não paga a didracma?». Pedro respondeu-lhes: «Paga, sim». Quando
chegou a casa, Jesus antecipou-Se e disse-lhe: «Simão, que te
parece? De quem recebem os reis da terra impostos ou tributos? Dos
filhos ou dos estranhos?». E como ele respondesse que era dos
estranhos, Jesus disse-lhe: «Então os filhos estão isentos. Mas
para não os escandalizarmos, vai ao mar e deita o anzol. Apanha o
primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e encontrarás um
estáter. Pega nele e paga-lhes o imposto por Mim e por ti».
'' http://www-org.rr.pt/rubricas_detalhe.aspx?fid=37&did=167468
(Do
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
)
The Honourable Schoolboy
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