In
Expresso Emprego 1\10, p.6: 'Construção lidera ofertas de emprego'.
E c\foi de 'okup' dos cursos de ECivil PT-univ-wide? Que
pasa?
''…
Cada vez mais somos confrontados com a ideia de que as 'pessoas são
o asset
mais importante das organizações. … Quando as pessoas se
esforçam arduamente para alcançar os objectivos organizacionais , a
organização beneficia; Pelo contrário, os resultados … ficam
comprometidos quando as pessoas se limitam, simplesmente a cumprir
critérios minimos de desempenho (e muitas vezes nem isso...). ''
WOW!!
Em
que univ é que isto é 'gospel'? Bem, em nenhuma, parece. Está
citado por PJPalma, Sol, T&casas, 30\9. Sim, depois, digam que o
NC é 'mau' e que não dá $$$....
''Guarda,
cidade adormecida'': cf.
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=621&id=32452&idSeccao=7705&Action=noticia
.
Idem em
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=623&id=32586&idSeccao=7731&Action=noticia
e tb, indirectamente em
http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=2028609&audio_id=2040799
Pois, preparem-se. Já houve 'pow-wow's' para que o IPG (e n\só)
prossiga p\''fusão''
c\outros. Alvo: 15,000 alunos, uma mega(?)-univ, para poder lidar
com um mega-concelho\autarquia ie qse um 'state' com 'governor
regional', etc. Desafios:
Agregar Estatutos e governações e cursos e … eficácia, tout
court.
Maior
desafio:
tempo. Vai surgindo gradualmente um 'plain
strategique, mon ami'
p\ici
até 2020 e SE NAO inclui 'fusões de qualquer (!!?) especie' ,
então, …, sim, convinha a bem do tempo ie executar orçamentos ie
OE's neste quadro (http://www.bbc.co.uk/news/business-13798000
).
Eu diria que é uma boa oportunidade para discutir esta mega-agreg
'into'
(nova forma de) Fundação (ie com $ publicos e sem 'riscos'-RJIES;
NC pode ate concordar...).
Bastonário da Ordem dos Médicos contesta curso de medicina em Aveiro
cf.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1447859
; Curioso, porquê? Será mesmo como referido 'turbo curso
s\qualidade'?? O menos curioso e POTENCIALMENTE PREOCUPANTE é a OM
passar a colocar um exame de admissão à OM e assim exercicio da
profissão. PREOCUPANTE pq pode significar um ranking das várias FM
e FCS's e onde o ensino será mesmo de qualidade, etc etc etc etc,
conforme apresentado. Take
care.
Mais
um alerta.
A propos de
fusão concelhia ainda permitir que actuais 'Mayor's' continuem, ie
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1907328
, e fiquem com MUITA força num mega-concelho. Sugestão: Mega-Univ
ie fusões idem aspas aspas via Politec's. Pois. Haja liderança e
capacidade. Enfim... cf. Tb Sol, p15, 30\9: ''A factura (!) do poder
local''. Vai ser lindo, vai...
Cf.
https://rad.ubi.pt,
. Finalmente. Excelente intenção. Mas politicamente too
litle too late?
Não poderia\deveria ter sido implementado anteriormente? Claro que
podia. Devia. Ninguem move Kh5 sem antes ter feito eg e4 ou Nf3 ou …
. Mas, sejamos pela positiva: Welcome https://rad.ubi.pt,
.
Uma
curiosidade. Seja uma univ que tem com 1ª a 3ª fases 1,000 alunos
(caloiros) no 1º ano. Façamos que há 50 cursos, x_1 a x_50, cada
um com 20 alunos (estou a simplificar, ie toy model...). Assumindo
que assim é aproximadamente cada ano, essa univ teria 3,000 = 50 x
60 alunos. Repito, estou a simplificar. Assumindo 'sucesso' 100%
ter-se-ia distribuição 20-20-20 pelos 3 anos. Toy
model,
repito. Podemos
ir p\do toy-'tree level'-model para algo com (one loop ['radiative'])
corrections (eg, assumindo transferencias (intra, inter...) e sucesso
não tão grande, seria, eg, repito, eg, 14-23-18 # alunos (médio)
p\ano).
Ok, agora mais concreto. Se agora tivermos um curso, que coloca
digamos 80 alunos caloiros numa 1ª fase ano lectivo Z, depois 'fine
tuning' fica com 83 entre entra e sai post 2a e 3a fase; No ano Z+1,
tendo havido sucesso e jubilo, novamente 83 no 1º ano
(p\simplificar) mas no 2º ano do ano lectivo Z+1 só estão … 51.
E, repito no 1º ano estao 83, nao qse 100 ou mais... se houvesse
algum nao-sucesso. Que pode isto significar? Que cerca de 30 alunos
sairam e foram para outras geografias e n\foram p\o dito 2ºano?
Outra interpretação?
The Honourable Schoolboy
Sem comentários:
Enviar um comentário