quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Improptus et al-2





In Expresso Emprego 1\10, p.6: 'Construção lidera ofertas de emprego'. E c\foi de 'okup' dos cursos de ECivil PT-univ-wide? Que pasa?


''… Cada vez mais somos confrontados com a ideia de que as 'pessoas são o asset mais importante das organizações. … Quando as pessoas se esforçam arduamente para alcançar os objectivos organizacionais , a organização beneficia; Pelo contrário, os resultados … ficam comprometidos quando as pessoas se limitam, simplesmente a cumprir critérios minimos de desempenho (e muitas vezes nem isso...). '' WOW!! Em que univ é que isto é 'gospel'? Bem, em nenhuma, parece. Está citado por PJPalma, Sol, T&casas, 30\9. Sim, depois, digam que o NC é 'mau' e que não dá $$$....



''Guarda, cidade adormecida'': cf. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=621&id=32452&idSeccao=7705&Action=noticia . Idem em http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=623&id=32586&idSeccao=7731&Action=noticia e tb, indirectamente em http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=2028609&audio_id=2040799 Pois, preparem-se. Já houve 'pow-wow's' para que o IPG (e n\só) prossiga p\''fusão'' c\outros. Alvo: 15,000 alunos, uma mega(?)-univ, para poder lidar com um mega-concelho\autarquia ie qse um 'state' com 'governor regional', etc. Desafios: Agregar Estatutos e governações e cursos e … eficácia, tout court. Maior desafio: tempo. Vai surgindo gradualmente um 'plain strategique, mon ami' p\ici até 2020 e SE NAO inclui 'fusões de qualquer (!!?) especie' , então, …, sim, convinha a bem do tempo ie executar orçamentos ie OE's neste quadro (http://www.bbc.co.uk/news/business-13798000 ). Eu diria que é uma boa oportunidade para discutir esta mega-agreg 'into' (nova forma de) Fundação (ie com $ publicos e sem 'riscos'-RJIES; NC pode ate concordar...).


Bastonário da Ordem dos Médicos contesta curso de medicina em Aveiro

cf. http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1447859 ; Curioso, porquê? Será mesmo como referido 'turbo curso s\qualidade'?? O menos curioso e POTENCIALMENTE PREOCUPANTE é a OM passar a colocar um exame de admissão à OM e assim exercicio da profissão. PREOCUPANTE pq pode significar um ranking das várias FM e FCS's e onde o ensino será mesmo de qualidade, etc etc etc etc, conforme apresentado. Take care.


Mais um alerta. A propos de fusão concelhia ainda permitir que actuais 'Mayor's' continuem, ie http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1907328 , e fiquem com MUITA força num mega-concelho. Sugestão: Mega-Univ ie fusões idem aspas aspas via Politec's. Pois. Haja liderança e capacidade. Enfim... cf. Tb Sol, p15, 30\9: ''A factura (!) do poder local''. Vai ser lindo, vai...

Cf. https://rad.ubi.pt, . Finalmente. Excelente intenção. Mas politicamente too litle too late? Não poderia\deveria ter sido implementado anteriormente? Claro que podia. Devia. Ninguem move Kh5 sem antes ter feito eg e4 ou Nf3 ou … . Mas, sejamos pela positiva: Welcome https://rad.ubi.pt, .


Uma curiosidade. Seja uma univ que tem com 1ª a 3ª fases 1,000 alunos (caloiros) no 1º ano. Façamos que há 50 cursos, x_1 a x_50, cada um com 20 alunos (estou a simplificar, ie toy model...). Assumindo que assim é aproximadamente cada ano, essa univ teria 3,000 = 50 x 60 alunos. Repito, estou a simplificar. Assumindo 'sucesso' 100% ter-se-ia distribuição 20-20-20 pelos 3 anos. Toy model, repito. Podemos ir p\do toy-'tree level'-model para algo com (one loop ['radiative']) corrections (eg, assumindo transferencias (intra, inter...) e sucesso não tão grande, seria, eg, repito, eg, 14-23-18 # alunos (médio) p\ano). Ok, agora mais concreto. Se agora tivermos um curso, que coloca digamos 80 alunos caloiros numa 1ª fase ano lectivo Z, depois 'fine tuning' fica com 83 entre entra e sai post 2a e 3a fase; No ano Z+1, tendo havido sucesso e jubilo, novamente 83 no 1º ano (p\simplificar) mas no 2º ano do ano lectivo Z+1 só estão … 51. E, repito no 1º ano estao 83, nao qse 100 ou mais... se houvesse algum nao-sucesso. Que pode isto significar? Que cerca de 30 alunos sairam e foram para outras geografias e n\foram p\o dito 2ºano? Outra interpretação?




The Honourable Schoolboy

Sem comentários: