http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ministro-da-ciencia-do-lado-de-investigadores-cientificos-pelo-fim-da-precariedade
O novo regulamento de avaliação de centros científicos é “ambicioso”
O ministro da Ciência garantiu hoje também que o novo regulamento para avaliação dos centros científicos é "ambicioso" e tem "moldes radicalmente distintos" do anterior, sendo mais simples e orientado para cumprir a política científica do Governo de "criar emprego".
Em Braga, para a inauguração do IB-S - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade da Universidade do Minho, Manuel Heitor salientou que a possibilidade que aquele regulamento dá às unidades científicas de se "reorganizarem" surge "propositadamente em simultâneo" com a oportunidades de as instituições científicas formarem laboratórios colaborativos com unidades empresariais.
"O regulamento está já publicado, é um regulamento ambicioso, as regras finais são publicadas até ao final da semana e vêm garantir que o processo de avaliação das unidades terá moldes radicalmente distintos daquele que foi feito em 2013 sobretudo simplificando o processo, dando abertura a novas áreas, sobretudo a áreas temáticas de uma forma que possamos garantir o contacto real e efetivo entre avaliados e avaliadores", afirmou o titular da pasta da Ciência e Tecnologia.
Manuel Heitor disse esperar um "amplo debate nos próximos meses" sobre a "possibilidade que foi dada para a reorganização das unidades [de investigação]" salientando que aquela possibilidade não é dada agora por acaso.
"Surge propositadamente em simultâneo com a oportunidade que estamos a dar às próprias instituições formando também com as empresas laboratórios colaborativos", disse
Sem comentários:
Enviar um comentário