Uma pessoa (e colega) amiga telefonou-me. Não
estava à espera e foi mais ou menos assim:
Estou?
Olá Paulo.
Sim?
Sou
eu, a H.....
.
Olá,
muito tempo!, Long
time no ''hear'',
certo?
Certo?
Uma piada, M...., uma piada, a pensar no chefe
indio quando foi re-contactado pelos ‘caras pálidas.’
Ah, já entendi.
Então, A.... ao que a traz?
Oh, Paulo, o seu blog, tem saída?
Não sei que dizer ou o que quer dizer?
Paulo,
as pessoas lêem. Lêem?
Se souberem ler,... sim, estou a brincar, diga,
C...... .
Paulo, vinha fazer uma sugestão, no fundo
um pedido : Que tal se reunisse ou apontasse as suas principais
sugestões (ou comentários) e os colocasse num unico post, com os
links?
Acha isso útil, T.....?
Acho
muito útil, Paulo, já lá vão muitos posts, muito tempo. E é um
contributo, goste-se, rejeite-se ou não. Colocar a pensar sobre
temas e assuntos. Please...
E aqui está.
Uma
espécia de ''sumários'' de ‘blog’, como uma seleção de, não
os best
of..., mas
aqueles que tentei que fossem ‘more
pertinent for...’.
Ie,
para dinamizar o debate, a reflexão, a consciencialização pela
valorização do ser e pensar diferente, das vantagens da
multiplicidade e do risco e enorme perigo da unicidade 'abolutista'.
Mas sobretudo para que erros (alguns sérios) sejam corrigidos, para
que seja dada o devido credito e reconhecimento pela diferença, pela
outra
sugestão, pelo que parece 'out of' mas é crucialmente pertinente.
E
acima do atras, que se dê importãncia à inclusão, à democracia
académica, ao 'listening at', ao envolvimento e sim,
e-f-f-e-c-t-i-v-e
leadership.
Todos
tivemos que aprender (e nisso, por vezes, errar) na sequência do
RJIES-dixit. Agora, já sabemos um pouco mais (e melhor).
LINHA(S)
DE DESENVOLVIMENTO ''HIGH
TECH''
O
que queria apontar (e depois repeti noutros posts) foi que é viavel
(até tipo kitchen
sink nuclear physics...)
termos alguma ambição, que fosse além da simples réplica
pseudo-industrial/empresarial e ter um elemento diferenciador na
escala nacional\iberica e fazer disso um ‘design’ de
enriquecimento a varios niveis. Ie, no interior, onde está uma univ
et al, haveria o único acelerador de particulas para efeitos de... .
E pode-se fazer muito sem ter de chegar a 8TeV.
REDUÇÃO NAS PROPINAS
O
que quis argumentar (e provar, ao
género de QED) é que será possível baixar as propinas, aumentando
número de alunos em vários ciclos, com envolvimento da ‘escola’,
onde todos ganham e se beneficia em várias vertentes. O link e
conteúdo é para mim self-explanatory.
É possível. Solução real, positiva. Num cenário concreto.
Mas que me surpreende, que numa conjuntura de
recessão, que para ajudar alunos, se vá aumentar as propinas. Eu
entendo, ao contrário, que se podem reduzir, servir mais e melhor
população e sociedade em geral, e até criar esse tal fundo. Sem
problema. Bom, é um problema. Mas algébrico. Divertido.
Mais
sugestões
em http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/05/entre-o-concreto-e-o-abstracto-ou-uma.html;
http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2012/03/30.html;
PLANO ESTRATÉGICO
São
vários os posts ao PE (Plano estratégico). Não vou aqui referir
todos. Assunto polémico e aqui e ali com intervenções, comentários
e participações, algumas que poderiam ter sido evitadas (no mínimo)
. Isto sem tirar a devida e muito alta importância do PE. Mas:
porque ir ‘private’? E pq depois nem uma referencia 'oficial' ao
elemento privado (http://www.urbi.ubi.pt/pag/10240
)? Cf.
tb http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/11/pour-un-plan-vraiment.html ehttp://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/risk-managment.html ehttp://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/pe-confianca-e-motivacao-et-al.html e http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2012/01/o-how-de-um-plano-estrategico-pe.html
Como
diz um amigo meu, 'Não
sei se o PE já está na web page
da UBI. Se não está deveria estar. Isso são boas práticas.'
O resto são discursos de ocasião. Apenas.
DEMOGRAFIA
Simplesmente
demografia. Não percebo a comunicação
e imagem
que
pretendem que se retire e assimile: Percebo e aplaudo esforços e
atitudes individuais (ou grupo) de colegas por tentarem trazer,
manter, aumentar #-alunos. Mas depois... nakeles
textus,
é só flores. Muitas. Jardim, atlântico, sol, oásis. E
depois... cf tb
http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2012/03/qdo-se-fala-tanto-de-metricas-e.html
FUSÃO DE FACULDADES
* http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/04/fusoes-dispersoes-eliminacoes-i.html (e
ii e iii, e mais)
Fusão
de fac’s. Assunto muito, muito, delicado. Mas tratável. Tudo uma
questão de liderança que seja acima da média e capacidade acima da
média. Tudo o que tenho visto até hoje foi mau. E correu mal. Muito
mal.
RAD
O
RAD tem que mudar. Como está é meramente mais um exercício
de desperdício e não serve o propósito de passarmos rapidamente de
uma fase ''Trabant´' a uma de Skoda ou até Audi A7. Ou de ''largas
os botes-cisne do jardim do lago'' para um AC-44\5. É um documento
incompleto, por vezes incoerente quando em vista dos objetivos
(...estratégicos), sem adequada inclusão e envolvimento.
Oxalá
re-surja o conforto de uma confiança, que se possa associar com uma
liderança, onde se possam trabalhar alternativas . O RAD tem que
mudar. Ontem.
LIDERANÇA E EXEMPLO
Mais
uma que é ao género da mulher de César... É dar o exemplo, é
ser-se líder mas líder. A sério.
EFICIENCIA (OU NÃO)
Continua
a ser exasperante a falta de sequencia e seguimento que documentos e
pedidos, mesmo ao nível secretariado aqui e ali tem. Podem ter as
spin-off's que quiserem e atirar foguetes dia sim dia sim. Mas
continua exasperante. O pior é um ''controle'' http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/05/180.html, que
parece ter luzes e música e até sabor a café, muito açúcar, mas
parece um carpet
bombing e
vão continuar as cenas de ... exasperante. Idem com
http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/06/prazos-e-outros-minimos-pdocs-preunioes.html:
Melhores liderança(s), idem delegações. Please.
SELECÇÃO DE ALUNOS
Outras
modalidades de acesso, complementar ao existente. Ie, acabar com a
estrutura actual de N-Clausus
e introduzir outra. Numa univ com a escala que temos, só teríamos a
ganhar em termos de promoção, qualidade e diferença.
PRINCIPIO PARA LIDERANÇA ACADÉMICA
Para
um bom programa mas se puder vir a 'dar' um bom líder académico,
melhor. Oxalá.
PRODUTIVIDADE CIENTIFICA: AUMENTAR (mas não vão lá como estão a querer que se vá...)
É
a questão da produtividade, da confiança, do uplift e destaque
cientifico. Estive num evento onde recebemos um aviso supra-oficial e
ninguém (ou qse) ligou, pois não se gostou, e tb onde depois houve
discurso ao género, ''... é com os directores, 'per favor'.'' Bué de luz. O Goethe, que terá dito ‘Mehr licht’ no seu
last breath
até teria ficado ceguinho antes de ... . Não vamos lá assim, No
way.
CONSELHO GERAL E LISTAS...
4
listas, 5 facs, uma univ, o reg. não dá CG. No way. E com 3 ...
pode ser giro. Matematicamente.
INQUERITOS E ERROS DE ANALISE (E LIDERANÇA)
Mal feito. Mas nisso até se pode ser humano e
aceitar que errar é humano. O que perturba e assusta é não querer
atender a sugestões e avisos* de erro, uma atitude que
assustadoramente se repetiu ( fez para alguns perder
toda a confiança)
que foi o ‘telling to’ ao inves de ‘listening at’.
Assustador.
Porque ao invés de melhorar em várias escalas, apenas mantem um
status quo,
adoça a boca de AA (inc chez CG); Depois temos salto
quantitativo-qualitativo como a academia precisa e merece? Não. Pq a
estutura e metodologia são incompletas. Assustadoramente
incompletas.
* Frequentemente nos desastres náuticos e aeronáuticos, verifica-se que o comandante não quis saber ou ouvir ou interpretar alarmes.
REFERENDOS (ainda não, mas...)
Para
aplicar numa consulta post RAD, PE, inquéritos
vs. ‘plus ça
change’...
E-, O-, LEARNING....
Pois.
O e-learning. E outros. Posts tb, mas no geral, apesar do possível
show off (tenho
dificuldade em aceitar colocar o Alex(xandre) e o Ari(stoteles) num
mesmo photoshop, c\alguns jovens e Mazur alike... mas está por aí,
circula...),
ideia excelente. O problema é ter o staff e os recursos. E haver
estudos comparativos entre eg, salas de aula em Yale ou Columbia com
alguns inner
city urban areas
tipo Bronx ou cova da moura. Isto para depois se ter várias
perspectivas em como aplic na cova ... da Beira.
Cf.
talvez (melhor)
em http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/08/plus-valet-actum-quam-scriptum-ou-1c4.html e http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/relembrando.html
SUMMER
TIME...
Um all win para os ‘Verões’...
ERROS DE COMUNICAÇÃO (ou como não se deve
liderar uma academia)
Sobre
(cf em outros posts) a falta e o que por vezes foi a não-comunicação e a não-inclusão, não-envolver em válida e
eficaz participação, quer a nível global de escola ou em níveis
sectoriais. Em muitos aspetos, foi totalmente ineficaz. Cf. http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/new-years-list.html
PROVEDOR
Sem
alterar uma linha ao correntemente estabelecido quer a nível
de estatutos ou a de reg., ampliar e ser mais adequada ($$$-wise) a
escolha de Provedor.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR-I
Vem
aí uma deep
reorg do ESup. Tenho lido cada asneirada e atitudes de ‘sou mau,
segurem-me’ ou ‘não temos medo do ministro ou da A3E’s, temos
napalm, fazemos um ‘carpet bombing’ ao ministro... '' .
Post longo, reconheço, mas alerta.
cf. Tb
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR-II
Univ
e IPolitec’s. Uma fusão e ‘amigação’ uma nova UNIV? Na
minha opinião forçar alunos com ‘migrações’ pseudo-grande
líder e
grandes brandising's academicas\culturais irao acabar … muito
mal: http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/10/apres-crup.html http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/10/improptus-et-al-3.html
BOLSAS SANTANDER
Gratidão,
ajuda mas eficaz como deveriam ser? Não. É possível
fazer MUITO melhor com o que se recebe do SANTANDER. Ie, mais
eficácia, melhor rendimento.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Diferenças...
E-, O-, LEARNING.... (a sequel)
O
que receio, não
haver nem uma centelha de capacidade ou will
to , ie No
way. O que
será uma pena. E pode ser o fim.
LIDERANÇA E EXEMPLO
Mais sobre a mulher do Julio, Uma delas.
The Honourable Schoolboy
Ps. Agradeço a feroz contribuição, o check plus criticism do 4&U+1.
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