´Não
sabes o que dizes'. 'Estás a arruinar o que outros fizeram'. Sei lá... . Pois
tem sido o que alguns AkadeMiKos me têm atirado à cara sobre a proposta de
propinas-redux (cf. este blog, April).
Uma
caracteristica curiosamente fascinante (para não dizer outra coisas...)
é que cada vez que houve um meeting
oficial (eg, cccc, senado, cg, etc etc), com alunos, para se votar sobre
as propinas, estes NUNCA levam uma alternativa em concreto. Que eu tenha
presenciado… . Até já vi encolher ombros, entre palavras de que 'percebem a
conjuntura mas seria bom ver alternativas'; Mas que nunca levam ou apresentam.
Uma caracteristica curiosamente fascinante, indeed.
Bom, eu
vou ser concreto relativamente ao que aqui apresentei. Vai ser um pouco de
'back of the envelope calculations', mais 'diagramatico', ou 'round
arithmetic’s' do que um estudo detalhado. Mas acho que serve. Querem mais …?
Nahh!
Aqui
vai. Short. Very scketchy, mostly Enrico (Fermi!), Pianos e NY (acho eu). Ou
era em Chicago, Illinois?
Temos
5000 alunos (for the sake of arg...). SE reduzirmos em 100 euros por
aluno as propinas de 1º e 2º ciclo, significa que 'perdemos' 500 000 euros ie
1\2 milhao euros. A univ., q até tem um bom re$$ultado este ano, podia... .
Bom, não vamos por aí. A pergunta a
seguir, é onde ir buscar 1\2 10^6 euros?
Uma
hipótese.
Terminar
as aulas mais cedo e poupar na ‘conta da luz’ (viz. Those long winter days…):
Ter aulas inc 12-13h e\ou 13-14h, junto com haver maior duração p\servir
refeições, ie, alguns almoçam 12-13h outros 13-14h mas aulas terminariam (qse)
todas 17h (ou antes, 16h). Mas talvez nao seja suficiente.
Mas se o
custo de electricidade é de X euros\hora, Y salas c\iluminação, custos médios…
...
Outra.
Talvez.
Reduzir
tempo de duração\funcionamento diário de caldeira de aquecimento (decorrente da
hipótese acima, tb…) e ter mais horas de e-contacto. Might work.
The Honourable Schoolboy
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