sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Temas de Educação: Para a reforma do sistema de C&T

Temas de Educação: Para a reforma do sistema de C&T: [Uma versão encurtada foi publicada no Expresso de 30 de dezembro de 2016) É tempo de abandonarmos um bom modelo dos anos de 1990 e p... The Honourable Schoolboy

Já li. A versão (aqui) completa clarifica algumas das duvidas que tive com a versão resumo no Expresso. Saúdo e incentivo a ler, partilhar, debater e claro, CONTRIBUIR neste debate. Cf. http://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=188&/2016/11/Sess%C3%B5es_de_Debate_P%C3%BAblico_sobre_o_Sistema_de_C&T,_o_Ensino_Superior_e_o_Emprego_Cient%C3%ADfico/. Relevante e provoca (de forma muito positiva) o excerto '' Não seria saudável nem necessário promover uma grande reorganização das unidades que, em geral, cumprem bem a sua missão de enquadrar e dar sentido às estratégias individuais dos investigadores seniores. Mas a avaliação a ser promovida pela FCT deverá permitir em simultâneo, valorar as unidades, os seus grupos constituintes e as universidades a que os investigadores seniores estão vinculados. As decisões de financiamento cabem à FCT, mas exigem uma negociação com a(s) universidade(s) de vinculação dos investigadores seniores. Seriam as universidades a receber o financiamento para emprego científico e para equipamento dentro de um contrato programa negociado com a FCT tendo em vista a estratégia da unidade dentro da universidade. Da avaliação resultaria simultaneamente uma apreciação da Unidade como agregado de grupos de investigação e de cada Universidade como entidade de vinculação contratual de investigadores seniores. A avaliação dos resultados obtidos (outputs e outcomes) é feita sob a responsabilidade da FCT, a avaliação da estratégia terá de ser vista no quadro do que sejam os planos da Universidade, da região e do país. ''

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