domingo, 17 de junho de 2018

Sim.

http://maissuperior.blogspot.com/2018/06/sim-uma-nova-carreira-universitaria.html?m=1

Nb.   Diria que esta e outras (i.e. proposta Reitor UL e alguns grupos na AR) deveriam ser todas tomadas numa grande reforma do ES e do SCTN i.e. IDI. Cf Relatório OCDE, o  actual e o futuro... que virá  aí em breve, conforme requerido pelo MCTES e com assistência da A3ES.

Anos atrás estive num encontro na UP promovido por CNE, sendo emergente a mensagem que após  10 15 ou 20 anos sobre alguma legislação ( ECDU RJIES...) dever se ia examina las e iniciar processo de debate,  eventualmente podendo ser "navegado" até cenários mais amplos.  Disse que sim e digo que sim. E nem quero transcrever aqui algumas linhas em jeito de Mensagem (e se é ou não a hora....)

As proposta dos grupo PCP e também PSD na AR a alguns aspectos estruturais e mais fundamentais merecem ser lidas. Em termos de robustez e auto consistência e são as únicas que conheço.   Falta claro pelo menos  um(a) "chief whip " (eg H of Commons) na AR p o ES e SCTN  (linha governo linha oposição )   e diria que seria muito mas MUITO útil tb um(a)  SEES (no melhor sentido politico do "strict sense" e 'tout court'). Claro tudo e todos com credibilidade e reconhecimento 'orgânico' inter pares ie ES e SCTN. "Otherwise" ...

'No fim do dia', não chega apenas mudar algo aqui e acolá para ter o melhor e maior impacto. Tal como no modelo padrão  (partículas elementares... ), se mudar a coluna dos leptões (eg electrão. ..) com novas e diferentes inclusões,  virá  por força dos funcionais que a todos ligará ( ..."one ring to rule them all...), tb que outras colunas ie partículas terão de ser re consideradas re configuradas. Todo um paradigma.

Se queremos mudar o paradigma não chegará pois   (apenas) alterar este ou aqueles artigos. E diria mais ainda: alterando aqui e acolá eventualmente levará irreversivelmente a essa mudança pelo que poder se ia conversar desde já. De forma tranquila.

Bem hajam pois por trazer e lançar estes desafios. 

Nb1. E se me for permitido, relembro aqui uma comissão de anterior governo para reformular re enquadrar re direccionar a FCT, com reuniões nas Laranjeiras.  E outras subsequentes. Mas diria que, apesar de tudo,  algo foi feito mas ainda não o QB. Todo (a)s que pariciparam dirão isso, para esta ou outra direção.  Foi pena com  o anterior PM n ter havido sagacidade política para ter um MCTES ao invés de um MEduc e duas SEs. 

Algumas destas questões e outras foram (de forma ligeira e pq tempo não permitia) apontadas tambem anis atras num debate no ISEG entre Profs. L Parreira e Miguel C Cabral . Isto p dizer que tema (s) e problema (s) se arrastam e podem entrar em estagnação.  E aí fica mais complexo (!)  alterar de forma coerente estruturada envolvente e Re(s)publicana para um melhor e novo paradigma. Competitivo e sem riscos de 'Cronyism'.

Sem comentários: