segunda-feira, 26 de setembro de 2011

consórcios, fusões e, porque não, até extinções


http://economico.sapo.pt/noticias/cortes-ameacam-metas-de-aumento-de-licenciados_126973.html




...Uma das estratégias pode ser a de estabelecer consórcios ou fusões entre universidades?






Pode. Todos estamos de acordo que a nossa rede de ensino superior tem de ser racionalizada, em termos de número de instituições, de faculdades, de cursos. Não se tem feito muita coisa e este é um desafio muito grande para a nossa tutela. Aí cabem consórcios, fusões e, porque não, até extinções.
Há um entendimento para uma fusão entre a UTL e a Universidade de Lisboa?
Há um grupo de trabalho que está a reunir e a estudar a possibilidade, o modo e os cenários que poderá ter uma associação maior entre as duas universidades. Este é um processo muito desafiante, que se vai desenrolar ao longo do tempo. Dentro da complexidade que é associar duas grandes universidades, estamos perante uma situação com alguns contornos mais simples e que resultam da história da criação destas duas universidades. Praticamente não há sobreposições. E há também áreas em que a complementariedade poderia dar sinergias com ganhos de qualidade muito grandes. Reparem que já temos casos de mestrados e doutoramentos conjuntos, assim como colaboração entre professores e em projectos de investigação. Com a UL e com outras universidades. E tudo isso é para continuar e incentivar.




...




E cuidado, mto, qdo se manipula assuntos volateis como acima. Entrevista boa, explicação melhor ainda. Clara e sincera. Gostei. Muito. 




No entanto, ''preocupa-me'' o high octane posture, de Medina Carreira, semana passada
no Casino da Figueira:


"Resolveu-se nos últimos anos endeusar as universidades. Mas então porque
é que estamos tão mal? Porque não precisamos de tantos doutores, precisamos
é de gente média que saiba fazer. As universidades aturam uma data de
vadios e preparam a meia dúzia de gente que sempre foi boa”


http://www.ofigueirense.com/seccao.php?id_edi=252&id_sec=3




Cuidado, prudencia. Como costuma dizer aos meus alunos EF-1, a distancia de travagem aumenta com o quadrado da velocidade... Alguem que explique a MC (e a NC tb) o basico de mech's 101. 




The Honourable Schoolboy

Sem comentários: