segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CRUP | Entrevista a José Ferreira Gomes

CRUP | Entrevista a José Ferreira Gomes: "ENTREVISTA A JOSÉ FERREIRA GOMES Diário Económico    12 Fevereiro 2015 Para o Secretário de Estado do Ensino Superior, a nova fórmula de financiamento das universidades e politécnicos é "realista" e "garante a estabilidade financeira das instituições". Em declarações ao Económico, José Ferreira Gomes revelou que quer avançar com um projecto-piloto para medir a transferência do conhecimento produzido pelas universidades para a sociedade. O governante diz ainda que tem a expectativa de avançar com uma "proposta mais madura" no próximo mês e não fecha a porta a que no futuro, os estudantes de doutoramento sejam incluídos no financiamento das instituições."

CRUP

Quais são os traços gerais da nova fórmula de financiamento? A nova fórmula é realista e pode ser aplicada. A anterior, de 2009, foi aplicada de forma parcial com um peso de 15% sendo os restantes 85% o histórico das instituições. Tinha um efeito muito limitado. Esta nova fórmula vai ser proporcional ao número de alunos e assumimos um compromisso e objectivos com cada instituição, tendo em conta a quebra demográfica de alunos e de acordo com um intervalo fixado. Mas nenhuma instituição vai perder financiamento se perder dez ou 20 alunos. Estão previstos mecanismos de adaptação complexos que garantem a estabilidade financeira das instituições.
Que indicadores de qualidade vão ser tidos em conta? Os indicadores de qualidade [publicação de trabalhos científicos. investigação, transferência de conhecimento para a sociedade] nunca foram desenhados e a sua criação é muito importante. Mas nesta área é difícil criar objectivos que sejam realistas. Hoje estamos a desenhar indicadores de qualidade da produção de conhecimento, a publicação de trabalhos científicos ('pappers'). Para avaliar o impacto deste indicador apresentei uma proposta às instituições para avançarmos com um projecto-piloto que permita avaliar a transferência de conhecimento para a sociedade.
Como vai funcionar esse projecto-piloto? Estamos ainda a dialogar com as universidades sobre o assunto. Este projecto-piloto vai permitir às universidades ajudarem a sociedade no que mais precisam e vai permitir que o país veja o benefício que traz o ensino superior.
Quando vai avançar com o projecto-piloto? Espero fechar a proposta nas próximas semanas.
Porque não foram incluídos no financiamento os alunos de doutoramento? É desejável que os alunos sejam considerados. Também fazem parte do processo educativo. Mas esses alunos sempre foram financiados pela ciência, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Com os fundos comunitários, vai haver muito financiamento para a ciência. Por isso, seria mais justo manter o que é tradição. Mas é uma medida que pode evoluir no sentido de incluir esses alunos.
Quando prevê fechar a proposta final do financiamento? Espero que no próximo mês tenhamos uma proposta mais madura.




Cf. SviVal (ou equiv) como ferramenta útil (to say the least...)

SciVal Trends

'via Blog this' The Honourable Schoolboy

Sem comentários: