domingo, 28 de agosto de 2016

Governo pretende alargar cooperação com a Fraunhofer Portugal :: Notícia :: Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior :: República Portuguesa

Governo pretende alargar cooperação com a Fraunhofer Portugal :: Notícia :: Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior :: República Portuguesa:

GOVERNO PRETENDE ALARGAR COOPERAÇÃO COM A FRAUNHOFER PORTUGAL

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que a reunião com a Fraunhofer Portugal no Porto «foi mais um passo para estender a cooperação» entre o País e a instituição, acrescentando que estão a ser estudadas novas linhas de orientação na cooperação atlântica e nas áreas da agricultura e da medicina.
«O acordo entre Portugal e a Fraunhofer é hoje uma referência a nível europeu e a razão deste encontro foi também para tornar essa referência cada vez mais visível. Fazer da Fraunhofer Portugal um exemplo e estendê-lo para benefício de Portugal e também do projeto europeu foi o principal objetivo», referiu Manuel Heitor.
O Ministro realçou que a instituição começou como um pequeno projeto mas tem hoje «85 investigadores a trabalhar em Portugal, ligada a um tecido empresarial muito grande, o que também facilitou investimento direto estrangeiro».
«Acreditamos que estendendo esta parceria podemos certamente vir a alavancar outros futuros financiamentos diretos estrangeiros de empresas, nomeadamente alemãs em Portugal, mas também da presença de Portugal na Europa e na Alemanha», disse ainda Manuel Heitor.
Reforço da comunidade científica
O Ministro referiu que esta cooperação tem a vantagem de «reforçar a ligação da comunidade científica e das empresas portuguesas a uma das maiores instituições europeias, recorrendo certamente a fundos privados e fundos públicos de base competitiva, quer nacional quer europeia».
«Acreditamos que para as boas ideias há sempre financiamento. A Fraunhofer também tem muito interesse numa futura eventual participação no nosso projeto para o Atlântico, para a cooperação transatlântica entre a Europa e os EUA, centrada nos Açores», disse.
A Fraunhofer-Portugal, primeira sucursal legalmente independente da Fraunhofer-Gesellschaft a ser implementada fora da Alemanha, foi resultado da colaboração estabelecida entre Portugal - através da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Agência para a Sociedade do Conhecimento - e a sociedade Fraunhofer.

'via Blog this' The Honourable Schoolboy

Sem comentários: