sábado, 4 de junho de 2011

Alunos




Dois alunos (na realidade, uma aluna e um aluno) vieram ao meu encontro e reagiram a meu ultimo ‘post’ sobre as propinas. Alguns pontos por eles apresentados são de mencionar: Que no CG ou ‘onde fôr’, não cabe à 'oposição' fazer o orçamento mas ao 'governo'. Ma so CG não é bem ‘assim’ nem temos uma governação como na nossa Republica. Mas há que perceber os argumentos deles: que os dados e meios para se formular uma proposta requerem um conjunto de informações que não são publicas, nem na área reservada (segundo eles), o que torna a actuação (deles) mais passiva\reactiva que (pró-)activa. Têm razão.

Também que o meu texto era ‘agressivo’. Não era essa a intenção. E que o texto era provocatório. Bem, o texto pretende provocar. Não num sentido de intimidar ou ser grosseiro mas de mostrar que sentados a ouvir ‘gratas figuras’ e depois dizer ie votar ''não'' (opção democraticamente válida), pode ser, nos ‘tempos que correm’, insuficiente.

Daí o meu desafio, construtivo: Vamos reduzir as propinas do 1º e 2º ciclo em 100 euros cada, no que já é uma ajuda. Eg, 4 livros ‘softcover’\paperback são aprox 100 euros. Creio que é 20% (17-18%) do salário mínimo, certo? Já é uma ajuda. Uma ida ao Hiper\Super por semana numa família de 2+2 vai para os 100 Euros (acho eu, pois devo dizer que desconheço o preço de um pão ou de um Kilo de batatas…, really).


The Honourable Schoolboy

Sem comentários: