quarta-feira, 22 de junho de 2011

Financiamento do ESuperior



Independentemente de alterações introduzidas como consequência de 'Troykas' e\ou o novo XIX governo da Republica, no UK irá surgir uma nova forma. Que até pode ter algumas vantagens. E até poderia ser adaptada por NC et al.

O esquema é um pouco 'Sir Humprey' mas aqui vai. Para mais detalhes, cf. SundayTimes 12 June p4 (p.f., ignorar photo de Jemina Khan, já n se pode ver a mulher em self promotion après Cricket season); Um 'white paper' deve estar ready within weeks em Whitewall, os serviços de informação do ME+ESup+C podem lá ir 'retrieve'.

O contexto é 'premiar' quem melhor ensinar. E quem cobrar MENOS; As AA assim ficariam contentes. Ou qse.

Actualmente, parte (!!!) do UK system atribui lugares ie vagas para estudantes independentemente de qto são as propinas (há outros parametros para fazer essa distribuição). A proposta é, por um lado, garantir aos melhores candidatos, um lugar na Univ da sua escolha (isto tem a ver com a idiossincrasia de selecção de alunos no UK...) mas também, por outro lado, e agora é que interessa, haverá um aumento significativo de mais novas vagas ie lugares disponiveis para (ie se e só se) as universidades, cursos, que … cobrem mais barato as propinas... (por favor, lembram-se de http://thehonourableschoolboy.blogspot.com/2011/04/as-propinas.html ??).

Assim, novos, muitos novos lugares e vagas estariam disponiveis em dadas áreas e\ou cursos e as univs teriam que competir (!!!!) entre si, demonstrando qualidade (!) mas também 'fees redux'. Mais ainda, as univs que conseguissem entrar no esquema poderiam gradualmente and in addition, get more places, ie, só tem a ganhar se participarem e conseguirem.

O tema é muito importante no UK, dado que as tuiton fees estarão em £9,000 (!!!) ie, 10,000 Euros (….... !). Mas também aqui, memso sendo muito menos, se poderia pensar nisto.

Alguém escreve ao NC et al? Ah, vá lá, go on, go on, go on (http://www.youtube.com/watch?v=TVH3IBr_Ipk ).



The Honourable Schoolboy

Sem comentários: