sábado, 22 de fevereiro de 2014

Academias...Consorcios

Portal de Comunicação da Universidade do Minho:

Academias para o ensino Superior
quinta-feira, 20-02-2014
Correio da Manhã
Nuno Crato propõe consórcios entre universidades e politécnicos com a designação de Academias. E admite até fusões e transferência de cursos

BERNARDO ESTEVES

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, quer criar Academias de ensino Superior, que consistem em consórcios entre universidades e politécnicos. Num documento com as orientações estratégicas para a reforma do ensino Superior, divulgado pela Lusa, é definida a criação destas academias.
Implicam “um contrato entre instituições de ensino superior com efeitos permanentes e sujeito à autorização da tutela”. E obrigam à “criação de um órgão de orientação estratégica”.
A racionalização da rede de ensino Superior poderá ainda passar por transferência de cursos, partilha de recursos e até fusões. O documento defende ainda uma maior diferenciação entre instituições, reforçando o caráter científico das universidades e de preparação para a vida profissional dos politécnicos.
O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Joaquim Mourato, concorda com as mudanças mas queria mais. “Propusemos tomar conta de toda a fileira da oferta formativa profissionalizante, desde os cursos de especialização tecnológica aos doutoramentos profissionais, desenvolvidos em meio empresarial”, disse. O secretário de Estado do Ensino Superior, Ferreira Gomes, insistiu ontem que a grande aposta será nos cursos de curta duração.

http://umonline.uminho.pt/uploads/clipping/NOT_114018/5246540852465408.pdf

'via Blog this' The Honourable Schoolboy

Sem comentários: