segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Comer sempre bem na Inglaterra, com resultados garantidos - Life&Style

Comer sempre bem na Inglaterra, com resultados garantidos - Life&Style







Passámos uma semana em Londres e nunca comemos mal nem gastámos muito dinheiro. O segredo é comer apenas comida inglesa. Mas atenção: não pode ser da cozinhada. Tem de ser da já feita, para preservar.
Estamos a falar dos queijos, dos fiambres, dos salmão e de outros peixes fumados, das empadas de carne de porco Melton Mowbray, das compotas de fruta e de outras coisas que já ninguém pode estragar.
Foi George Bernard Shaw que disse que, para comer bem na Grã- Bretanha, bastava tomar três vezes por dia o pequeno-almoço.
O full english breakfast continua a ser bom em quase todos os hotéis e bons restaurantes. Por nunca mais de 25 libras deve receber dois ovos estrelados (ou mexidos ou escalfados), uma fatia de bacon do estaladiço (streaky), outra do magro (back), duas salsichas inglesas (as melhores do mundo), um míscaro, meio tomate grelhado, uma fatia de morcela preta inglesa (black pudding) e outra de morcela branca escocesa (white pudding).
O chá, o leite, as torradas, a manteiga e o marmalade — que deverá ser escuro, denso e amargo, com muita casca (ao estilo do sempiterno Frank Cooper’s Oxford marmalade) — estão incluídos neste preço, assim como os 12,5% de gorjeta.
Já não se usa, infelizmente, a fatia de pão frita e acontece que, mesmo nos melhores restaurantes (como no magnífi co Wolseley), apareçam os malfadados baked beans e falte o white pudding.
Com um pequeno-almoço destes não é preciso almoçar. Estando concebido para o clima britânico, dá ao consumidor a energia suficiente para durar até às quatro da tarde, hora ideal para se entregar à outra grande refeição inglesa: o afternoon tea.
Pode decidir-se por um afternoon tea completo: sanduíches e scones ilimitados, seguidos por bolinhos limitados e fatias de bolo ilimitadas. Os scones vêm com clotted cream (natas gorduchas) e strawberry jam.
Caso se atire a um lanche destes não terá vontade nenhuma de jantar.
Os dois afternoon teas melhores e mais caros de Londres (no Ritz e no Diamond Jubilee Tea Salon do Fortnum & Mason) custam45 libras por pessoa, incluindo a gorjeta.
Parece muito dinheiro, mas considerando a excelência e a quantidade do que se come e bebe acaba por ser uma pechincha, desde que se vá com muita fome e com intenção de comer para se ficar jantado.
É uma refeição gargantuana, equivalente a um cozido à portuguesa bem servida. Caso se tenha mais fome ainda, por apenas mais duas ou três libras o Diamond Jubilee Tea Salon oferece o savoury afternoon tea, que inclui salmão fumado, carpaccio de veado e outros salgadinhos à medida.
Comendo o melhor pequeno-almoço e o melhor lanche que existem em Londres, gastará apenas 70 libras por pessoa e será tratado com o maior dos luxos, em salões tão bonitos e com empregados e empregadas tão impecavelmente fardados que quem destoa miseravelmente são os clientes, sempre turistas.
Caso queira lanchar com vista a jantar tome apenas um cream tea — um pote de chá com dois scones, clotted cream e várias compotas. Custa à volta de 10 libras por pessoa e vale muito a pena. Evite, claro está, os sítios onde não usem bules com chá solto. O afternoon tea, tal como o breakfast, é uma refeição demorada, feita para se ler um jornal inteiro (de manhã) ou para uma boa (ou má, desde que longa) conversa.
Para jantar deverá dirigir-se a uma boa mercearia — por qualidade decrescente, o Fortnum and Mason, Harrod’s Food Hall, Selfridge’s Food Hall ou o Harvey Nichols Fifth Floor Foodmarket—, onde se abastecerá do melhor fiambre e melhor salmão fumado do mundo. Como ambos merecem crónicas inteiras — é preciso saber escolher — ficarão para outra altura.
Todos têm óptimos queijos — franceses, ingleses, escoceses, irlandeses, galeses e italianos —, com os melhores de todos a custar menos de 5 euros por 100 gramas.
A melhor loja de queijos de Londres é a Paxton & Whitfield, em Jermyn Street. Prova-se antes de comprar e é uma experiência quase religiosa.Têm também as melhores bolachas para queijo de sempre.
Assim é absolutamente impossível comer mal. Comendo-se muito, muito bem.


The Honourable Schoolboy

Sem comentários: