segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pedras...

Cf. em http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2535309 ou http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=63171 (Documento refere ainda que os alunos "fogem" do interior de Portugal.


Viz. ''Além de alertar para a qualidade da oferta, o estudo indica ainda que as instituições de ensino no interior do país não ajudam a fixar os alunos. A primeira opção dos estudante é sair em direcção ao litoral.

“Noventa por cento dos alunos que concluem o secundário na Guarda candidatam-se para fora e o mesmo acontece com toda a faixa do interior, o que significa que, se não houver cuidado na forma como as alterações [à reorganização do ensino superior] são feitas, podemos esvaziar completamente o interior”, diz Alberto Amaral.''


Mas seria melhor NAO atirar pedras aos IP's. Nem lançar acusações ou ... É que até ler relatorio... 

E por outro,  vamos ''acorrentar'' candidatos? Na UE há livre transito de pessoas etc. Então não podem seguir o seu caminho? Se não conseguem uns km W podem tentar uns mais para NE ou NW ou bem mais para SW. Across a border. Eg, é gratuito (zerinho, zerinho) o ESup em algumas 'regioes EU a norte (frio mas free of fee...). 

E depois cuidado com 'migraçoes forçadas' a bem de uma nação ou região: acabou sempre mal. Eg, http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o_da_%C3%8Dndia ou a asneira do Oklahoma (http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_das_L%C3%A1grimas). 






The Honourable Schoolboy

Sem comentários: