segunda-feira, 14 de maio de 2012

A ''topical review''


Uma pessoa (e colega) amiga telefonou-me. Não estava à espera e foi mais ou menos assim:

Estou?
Olá Paulo.
Sim?
Sou eu, a H..... .
Olá, muito tempo!, Long time no ''hear'', certo?
Certo?
Uma piada, M...., uma piada, a pensar no chefe indio quando foi re-contactado pelos ‘caras pálidas.’
Ah, já entendi.
Então, A.... ao que a traz?
Oh, Paulo, o seu blog, tem saída?
Não sei que dizer ou o que quer dizer?
Paulo, as pessoas lêem. Lêem?
Se souberem ler,... sim, estou a brincar, diga, C...... .
Paulo, vinha fazer uma sugestão, no fundo um pedido : Que tal se reunisse ou apontasse as suas principais sugestões (ou comentários) e os colocasse num unico post, com os links?
Acha isso útil, T.....?
Acho muito útil, Paulo, já lá vão muitos posts, muito tempo. E é um contributo, goste-se, rejeite-se ou não. Colocar a pensar sobre temas e assuntos. Please...
E aqui está.
Uma espécia de ''sumários'' de ‘blog’, como uma seleção de, não os best of..., mas aqueles que tentei que fossem ‘more pertinent for...’.

Ie, para dinamizar o debate, a reflexão, a consciencialização pela valorização do ser e pensar diferente, das vantagens da multiplicidade e do risco e enorme perigo da unicidade 'abolutista'. Mas sobretudo para que erros (alguns sérios) sejam corrigidos, para que seja dada o devido credito e reconhecimento pela diferença, pela outra sugestão, pelo que parece 'out of' mas é crucialmente pertinente.

E acima do atras, que se dê importãncia à inclusão, à democracia académica, ao 'listening at', ao envolvimento e sim, e-f-f-e-c-t-i-v-e leadership.

Todos tivemos que aprender (e nisso, por vezes, errar) na sequência do RJIES-dixit. Agora, já sabemos um pouco mais (e melhor).





LINHA(S) DE DESENVOLVIMENTO ''HIGH TECH'' 
O que queria apontar (e depois repeti noutros posts) foi que é viavel (até tipo kitchen sink nuclear physics...) termos alguma ambição, que fosse além da simples réplica pseudo-industrial/empresarial e ter um elemento diferenciador na escala nacional\iberica e fazer disso um ‘design’ de enriquecimento a varios niveis. Ie, no interior, onde está uma univ et al, haveria o único acelerador de particulas para efeitos de... . E pode-se fazer muito sem ter de chegar a 8TeV.

REDUÇÃO NAS PROPINAS
O que quis argumentar (e provar, ao género de QED) é que será possível baixar as propinas, aumentando número de alunos em vários ciclos, com envolvimento da ‘escola’, onde todos ganham e se beneficia em várias vertentes. O link e conteúdo é para mim self-explanatory. É possível. Solução real, positiva. Num cenário concreto.

Mas que me surpreende, que numa conjuntura de recessão, que para ajudar alunos, se vá aumentar as propinas. Eu entendo, ao contrário, que se podem reduzir, servir mais e melhor população e sociedade em geral, e até criar esse tal fundo. Sem problema. Bom, é um problema. Mas algébrico. Divertido.



PLANO ESTRATÉGICO
São vários os posts ao PE (Plano estratégico). Não vou aqui referir todos. Assunto polémico e aqui e ali com intervenções, comentários e participações, algumas que poderiam ter sido evitadas (no mínimo) . Isto sem tirar a devida e muito alta importância do PE. Mas: porque ir ‘private’? E pq depois nem uma referencia 'oficial' ao elemento privado (http://www.urbi.ubi.pt/pag/10240 )? Cf. tb http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/11/pour-un-plan-vraiment.html ehttp://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/risk-managment.html ehttp://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/pe-confianca-e-motivacao-et-al.html e http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2012/01/o-how-de-um-plano-estrategico-pe.html

 Como diz um amigo meu, 'Não sei se o PE já está na web page da UBI. Se não está deveria estar. Isso são boas práticas.' O resto são discursos de ocasião. Apenas.


DEMOGRAFIA


Simplesmente demografia. Não percebo a comunicação e imagem que pretendem que se retire e assimile: Percebo e aplaudo esforços e atitudes individuais (ou grupo) de colegas por tentarem trazer, manter, aumentar #-alunos. Mas depois... nakeles textus, é só flores. Muitas. Jardim, atlântico, sol, oásis. E depois...  cf tb http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2012/03/qdo-se-fala-tanto-de-metricas-e.html





FUSÃO DE FACULDADES
Fusão de fac’s. Assunto muito, muito, delicado. Mas tratável. Tudo uma questão de liderança que seja acima da média e capacidade acima da média. Tudo o que tenho visto até hoje foi mau. E correu mal. Muito mal.




RAD

O RAD tem que mudar. Como está é meramente mais um exercício de desperdício e não serve o propósito de passarmos rapidamente de uma fase ''Trabant´' a uma de Skoda ou até Audi A7. Ou de ''largas os botes-cisne do jardim do lago'' para um AC-44\5. É um documento incompleto, por vezes incoerente quando em vista dos objetivos (...estratégicos), sem adequada inclusão e envolvimento.

Oxalá re-surja o conforto de uma confiança, que se possa associar com uma liderança, onde se possam trabalhar alternativas . O RAD tem que mudar. Ontem.


LIDERANÇA E EXEMPLO
Mais uma que é ao género da mulher de César... É dar o exemplo, é ser-se líder mas líder. A sério.


EFICIENCIA (OU NÃO)

Continua a ser exasperante a falta de sequencia e seguimento que documentos e pedidos, mesmo ao nível secretariado aqui e ali tem. Podem ter as spin-off's que quiserem e atirar foguetes dia sim dia sim. Mas continua exasperante. O pior é um ''controle'' http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/05/180.html,  que parece ter luzes e música e até sabor a café, muito açúcar, mas parece um carpet bombing e vão continuar as cenas de ... exasperante. Idem com http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/06/prazos-e-outros-minimos-pdocs-preunioes.html: Melhores liderança(s), idem delegações. Please.


 SELECÇÃO DE ALUNOS
Outras modalidades de acesso, complementar ao existente. Ie, acabar com a estrutura actual de N-Clausus e introduzir outra. Numa univ com a escala que temos, só teríamos a ganhar em termos de promoção, qualidade e diferença.


PRINCIPIO PARA LIDERANÇA ACADÉMICA

Para um bom programa mas se puder vir a 'dar' um bom líder académico, melhor. Oxalá.








 PRODUTIVIDADE CIENTIFICA: AUMENTAR (mas não vão lá como estão a querer que se vá...)
É a questão da produtividade, da confiança, do uplift e destaque cientifico. Estive num evento onde recebemos um aviso supra-oficial e ninguém (ou qse) ligou, pois não se gostou, e tb onde depois houve discurso ao género, ''...  é com os directores,  'per favor'.'' Bué de luz. O Goethe, que terá dito ‘Mehr licht’ no seu last breath até teria ficado ceguinho antes de ... . Não vamos lá assim, No way.



CONSELHO GERAL E LISTAS...

4 listas, 5 facs, uma univ, o reg. não dá CG. No way. E com 3 ... pode ser giro. Matematicamente.


INQUERITOS E ERROS DE ANALISE (E LIDERANÇA)
Mal feito. Mas nisso até se pode ser humano e aceitar que errar é humano. O que perturba e assusta é não querer atender a sugestões e avisos* de erro, uma atitude que assustadoramente se repetiu ( fez para alguns perder toda a confiança) que foi o ‘telling to’ ao inves de ‘listening at’.

Assustador. Porque ao invés de melhorar em várias escalas, apenas mantem um status quo, adoça a boca de AA (inc chez CG); Depois temos salto quantitativo-qualitativo como a academia precisa e merece? Não. Pq a estutura e metodologia são incompletas. Assustadoramente incompletas.

* Frequentemente nos desastres náuticos e aeronáuticos, verifica-se que o comandante não quis saber ou ouvir ou interpretar alarmes.


REFERENDOS (ainda não, mas...)
Para aplicar numa consulta post RAD, PE, inquéritos vs. ‘plus ça change’...



E-, O-, LEARNING....
Pois. O e-learning. E outros. Posts tb, mas no geral, apesar do possível show off (tenho dificuldade em aceitar colocar o Alex(xandre) e o Ari(stoteles) num mesmo photoshop, c\alguns jovens e Mazur alike... mas está por aí, circula...), ideia excelente. O problema é ter o staff e os recursos. E haver estudos comparativos entre eg, salas de aula em Yale ou Columbia com alguns inner city urban areas tipo Bronx ou cova da moura. Isto para depois se ter várias perspectivas em como aplic na cova ... da Beira.

SUMMER TIME...


Um all win para os ‘Verões’...


ERROS DE COMUNICAÇÃO (ou como não se deve liderar uma academia)

Sobre (cf em outros posts) a falta e o que por vezes foi a não-comunicação e a não-inclusão, não-envolver em válida e eficaz participação, quer a nível global de escola ou em níveis sectoriais. Em muitos aspetos, foi totalmente ineficaz.  Cf. http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/12/new-years-list.html









PROVEDOR

Sem alterar uma linha ao correntemente estabelecido quer a nível de estatutos ou a de reg., ampliar e ser mais adequada ($$$-wise) a escolha de Provedor.









REORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR-I

Vem aí uma deep reorg do ESup. Tenho lido cada asneirada e atitudes de ‘sou mau, segurem-me’ ou ‘não temos medo do ministro ou da A3E’s, temos napalm, fazemos um ‘carpet bombing’ ao ministro... '' . Post longo, reconheço, mas alerta.
 cf. Tb






 REORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR-II
Univ e IPolitec’s. Uma fusão e ‘amigação’ uma nova UNIV?  Na minha opinião forçar alunos com ‘migrações’ pseudo-grande líder e grandes brandising's academicas\culturais irao acabar … muito mal: http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/10/apres-crup.html http://thehonourableschoolboy.blogspot.pt/2011/10/improptus-et-al-3.html






 BOLSAS SANTANDER
Gratidão, ajuda mas eficaz como deveriam ser? Não. É possível fazer MUITO melhor com o que se recebe do SANTANDER. Ie, mais eficácia, melhor rendimento.






INTERNACIONALIZAÇÃO

Diferenças...



E-, O-, LEARNING.... (a sequel)

O que receio, não haver nem uma centelha de capacidade ou will to , ie No way. O que será uma pena. E pode ser o fim.


LIDERANÇA E EXEMPLO

Mais sobre a mulher do Julio, Uma delas.











The Honourable Schoolboy


Ps. Agradeço a feroz contribuição, o check plus criticism do 4&U+1.

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