quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT está aberto até 28 de março 2018

FCT — Notícias: "Concurso de Bolsas de Doutoramento está aberto até 28 de março Está aberto o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018. Decorre de 28 de fevereiro às 17h do dia 28 de março de 2018, e irá atribuir 950 bolsas. Este número vem consolidar um aumento progressivo do número de bolsas de doutoramento concedidas nos concursos individuais, bem como no número total de bolsas de doutoramento (concursos individuais e Programas de Doutoramento FCT) concedidas ao longo dos anos. As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de Doutor. Os trabalhos de investigação realizados no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface. De forma a atrair investigadores estrangeiros para o país, foram feitas alterações no regulamento que permitem a candidatura de cidadãos de países terceiros que não sejam residentes, devendo ter obtido título de residência à data do início da bolsa. Outra alteração ao concurso é o facto de, no âmbito da analise incluída na avaliação da OCDE, ser criada uma equipa de coordenação cientifica para a seriação final e análise comparada dos resultados dos vários painéis disciplinares."

Concurso de Bolsas de Doutoramento está aberto até 28 de março

Está aberto o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018. Decorre de 28 de fevereiro às 17h do dia 28 de março de 2018, e irá atribuir 950 bolsas. Este número vem consolidar um aumento progressivo do número de bolsas de doutoramento concedidas nos concursos individuais, bem como no número total de bolsas de doutoramento (concursos individuais e Programas de Doutoramento FCT) concedidas ao longo dos anos.
As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de Doutor. Os trabalhos de investigação realizados no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface.
De forma a atrair investigadores estrangeiros para o país, foram feitas alterações no regulamento que permitem a candidatura de cidadãos de países terceiros que não sejam residentes, devendo ter obtido título de residência à data do início da bolsa. Outra alteração ao concurso é o facto de, no âmbito da analise incluída na avaliação da OCDE, ser criada uma equipa de coordenação cientifica para a seriação final e análise comparada dos resultados dos vários painéis disciplinares.

https://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=315&/2018/2/Concurso_de_Bolsas_de_Doutoramento_est%C3%A1_aberto_at%C3%A9_28_de_mar%C3%A7o


Bolsas de Formação Avançada

Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento - 2018

Visão Geral e Objetivos

O concurso de bolsas de 2018 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor.
As bolsas destinam-se a candidatos que satisfaçam as condições necessárias ao ingresso em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver trabalhos de investigação conducente à obtenção desse grau.
Os trabalhos de investigação poderão ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas, podendo a(s) instituição(ões) de acolhimento do bolseiro ser: unidades de I&D; Laboratórios de Estado; Laboratórios Associados; Laboratórios Colaborativos; ou Centros de Interface.
O programa de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou decorrer integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro). No caso de bolsa mista, o período do programa de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a dois anos.
A duração das BD é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por um período inferior a três meses consecutivos.
Leia aqui as diferenças com os concursos anteriores.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros que detenham, até à data de início da bolsa, título de residência em Portugal válido ou que sejam beneficiários do estatuto de residente de longa duração, ou cidadãos provenientes de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.
Às bolsas cujo plano de trabalhos decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras, só podem candidatar-se os cidadãos (nacionais ou estrangeiros) que comprovem residir de forma permanente e habitual em Portugal.
Para concorrer é necessário:
  • Ter concluído, até à data de submissão da candidatura, o grau académico de mestre ou, em alternativa:
    • ter o grau de licenciatura e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido, pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos, como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor;
    • ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.
  • Não ter beneficiado de uma Bolsa de Doutoramento ou de Doutoramento em Empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.

Financiamento

Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento e, quando aplicável, outros complementos de bolsa, tais como propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde.
As bolsas atribuídas neste concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu, ao abrigo do Quadro Estratégico Comum (2014-2020), através, nomeadamente, do Programa Operacional do Capital Humano.

Como concorrer

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 28 de fevereiro de 2018, no portal de concursos a bolsas. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura.
Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de aberturaGuião de CandidaturaGuião de AvaliaçãoEstatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (obrigatório).


https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/individuais2018.phtml.pt

'via Blog this' The Honourable Schoolboy

Sem comentários: