segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os 20 milhões ...


Junto coloco alguns links recentes... Creio que este já é conhecido. E representa um 'alerta': http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2011/08/24/859323/politecnico-portalegre-admite-dispensar-pessoal-devido-situaco-financeira-dificil.html. E ir onde, to get cash? Easy..., : http://ww2.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/universidades-esperam-reposicao-dos-20-milhoes-de-euros-cativos-em-2011_1508890 . Não nego (nem alguém o fará) o direito de tal. Mas irá o governo, NC et al, inc SectE Esup nisso? Notar entretanto http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/governo-quer-saber-quantas-empresas-municipais-existem-e-incentivar-fusoes_1509423. Pois, dirão, uma univ NÃO é uma empresa municipal. Pois, embora Coimbra seja um municipio …. Mas Madeira não o é nem Tras-os-Montes-e-Alto-Douro... (U)TAD. Pois, talvez sejam inter-trans-municipios. Mas sao do Estado, publicas, dirão, o que está a dizer, isso já é abusar, dirão.... Pois, aqui vai um pequeno episodio que aqui conto (ter memoria photo e relembrar (qse) tudo que se vive, inc mais de 10 yeras ago, it's heavy, believe me...): Foi numa festa creio que a comemorar a re-eleicao do Reitor (agora ex); E vai um dos vices e faz discurso do 'adoptados' ie que ''eles da regiao'' tem uma univ e com isso ate adoptam os 'estrangeirados' ie fora do limite entre montes e Zezere; Confesso que não gostei mesmo nada. Mas mais curioso foi ouvir de alguem ao meu lado na audiencia, que ate ficou 'exaltado' (eu limitei me a ser fleumatico) e dizer que afinal sao univs publicas, com dinheiro do estado, e não há aqui adoptados, coisa nenhuma, sao univs do Estado. Claro que o 'outro lado' não iria gostar de ouvir, pois afinal sentiam-se bem (eram as vacas gordas, esbanjava-se e bem). Mas o moral da historia é que qdo se conduz ''estas'' univs sabe bem dizer que sao uma especie de univ de municipio(s) e somos invenciveis, mas depois, qdo é preciso $$$, é apelar ao sentido do …. Estado, ie, o Estado tem, il le faut, que ajudar, manter, apoiar, comme if faut, custe o que custar... . Pois.

Eu deixo aqui uma sugestão ao NC(:=Nuno Crato) et al, etc. Até dê os tais 20 milhõe$. Mas, sse, iif, as univs se contratualizarem (e aqui as AA's e CG's onde sejam [pro]-activos, fuTure looking, ...podem ser de crucial relevancia) a usar essa verba de forma unica em … algo de apoio social estudantil (por favor, quermesses e rifas ou similar, no). Eu ate sugeria ao NC, ele é mathematics, estatistica, artigos publicados, um pequeno exercicio que ele podia dar aos ''governos''@univs: Cf. http://thehonourableschoolboy.blogspot.com/2011/04/as-propinas.html ; É como assumir que algo se conserva, eg Energia ou carga. O NC e no MEC inc Esup devem ser capazes... ; Mas sao varios os elementos que compõe essa conservação e cada um pode variar, só a soma total NÃO pode. Então, baixar as propinas neste tempo de crise e apreensão, 'cedendo' em outras linhas. Porque não?

Termino, já que falei de 'apreensão' e AA's e alunos no CG e CG's e futuro e novas governações, sugerindo a leitura de
http://www.amazon.co.uk/Oryx-Crake-Margaret-Atwood/dp/1844080285/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1314628310&sr=8-1 ; ... the near-future (?), two things crucial at uni-life-stratg plans et al: profit-making and genetic engineering (Biotec's et al...). Apenas. 

The Honourable Schoolboy

Sem comentários: