quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O pre-P.E. & some comments - 1




nb. PE := Plano Estrategico

Aqui coloco alguns 'thoughts' pre-diagnostico 'presentation' e pre-PE-presentation (eventual). Tudo muito idiosincrático. Not very social. I concede. But, from concern & (thoughtfull) consideration. Ja li os doc sumario-diag-exec e a full-version. Leitura interessante e de que se beneficia p\tomar conhecimento, sem nec t de concordar com tudo lá inserido.

Nb. Este post vai em vários sub-posts...



P\começar 2 coisas.

Em primeiro lugar, gostaria de sugerir que seria melhor justificar (de forma correcta...e civica) a necessidade de um PE. Per se, parece-me, pessoalmente, compreensival, embora nao totalmente suficiente. P\envolver TODA a akademia, as frases UBI-informa & website-agenda-like e nao só mas tb, são, bem, como que dizer, no minimo fracturantes#. E pouco ‘felizes’. Cf. post neste blog. Mais vale invocar algo como report do WB ou ate da propria EUA.

# Eu proprio já informei o Pr do CG da UBI que recomendava que algumas afirmações e frases fossem corrigidas em outros documentos recentes p\aprovação, pois como estão são inconsistentes com objectivos de inclusão-global-academica. Lapsos, tudo bem, uma ' , ' aqui, outra ' , ' ali, mas há que corrigir. Minha opinião. Liderar é incluir e compor (com) divergencias (aparentes, cf. sinfonia ou quartetos de cordas...), não é fracturar.

Em 2º lugar, creio que um PE aprovado de ‘’costas viradas’’ e ignorando o quadro actual de enorme incerteza e desconhecimento (15 p\9 univs em redux; todos ou qse politec’s into univ?) de reorg Esup p\012 (sem se saber o que e como), não será muito proveitoso academicamente:

*1 Pode ter vantages politicas, economicas, sociais, laborais, pedagogicas mas serão sempre sujeitas a uma potential e brutal operação de ‘reset’ via tutela. Sugestão: Entregar diagnt ao novo CG, junto com todos os comentarios e sugestoes de todos, inc um pre-PE em draft ou proposto, entretanto recebidos, [cf. post aqui ‘’ N\são Univs & Politec's ‘’]. Muito em particular, um report c\recomendaçoes ou consideraçoes dos externos do CG a quem eu pediria um relatorio & proposta de 'percursos' (mesmo que genéricos) e então, go, eventually, for P.Strategique. Fazer algo ''agora'' so para dizer que se fez mas que post-diagnostic by o nosso NC et al, kaput??!

*2 Na minha opinião, um PE, sólido, robusto e com potencial e envolvimento, só será possivel com guidelines bem claros do que vai ser a nova estrutura de Esup PT >= 2012. E isso, só o NC et al sabe, um pouco talvez. Caso contrario, que akademia se ira envolver ie 'abraçar' num PE 2020 aprovado 'por cause' em 2011 ou 2012, que será, apos se conhecer a reorg do Esup, no minimo 'desmontado' e depois ter de recuperar (dolorosamente) o que se puder, post Reorg Esup 2012? Um PE seria qto muito uma serie de linhas gerais, ie, intençoes estrategicas, intençoes, mas sem concretização tatica(s) ou detalhe operacional: Do género, ‘’camaradas, amanhã peq. Almoço, 6.30am, pegar em armas, deixar Stalinegrado pela avenida central, sem fazer mto barulho p\n acordar os 'residentes' e 'turistas', 3 meses Berlim, certo?’’. É bonito mas ... não foi nem poderia nunca ser assim.

Não é agradavel ceder e colocar (em parte) na ‘gaveta’: Calendarizaçao e propositos no PActividades proposto ao CG seriamente afectados. Eu compreendo a opção da 'fuga p\diante'. Mas a fazer um PE de forma passiva, sem querer ser agente de intervenção directa e condicionando desde já, 'rapidamente e em força', a re-org do Esup... O PE de 'ontem', como queriam, lamento, finito, das ende, acabou; Por simpatia podem no CG que se seguir dizer que sim, pronto, vá lá. Pronto, deixem lá o PE passar, precisamos de um, vem aí a EUA, precisamos muito, muito, de uma avaliaçao follow up positiva... Vá lá, Vá lá, ...
Mas imaginem numa empresa de cortiça ou textil ou hard\software ou medical ou telecom. Whatever. SE a nivel local, regional, estatal, EU e tal, se mudar em 012 the very basic structure de ser e fazer, alguem vai nessas empresas querer aprovar ate fim 011-early 012 algo p\fazer e deixar percursos\linhas\direções 'rigido(a)s' ate 2020, qdo as guidelines do nouvelle Esup so serao claras em mid – late 012, ie Abril p\Maio 012? O que é que voces acham?

Há no entanto uma possibilidade mas de elevado risco: com o PE procurar condicionar em futuras negc c\ NC et al, inc politec's, que uma fusao ubi+politec's - > UBI é má pois o PE é 'incompativel' com politec's OU então estes teriam que se ''sujeitar'' aos valores e missões e objectivos do PE-ubi. Pode backfire, se a dita fusao 'tiver que ser'. Forçar politec's a ceder...? Não sei se depois temos uma UBI inclusiva e uma equipa para um objectivo comum OU entao ter o pessoal da aereodin e o dos motores e os da telemetria e os da … todos sem sincronia e o carro de F1, … deixem dizer, ...kaput! Em todo o caso é preferivel 'desenhar' um PE para incluir os politec's e não os anexar; Não recomendo 'anexações'.




The Honourable Schoolboy

Sem comentários: