quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O pre-P.E. & some comments - 3




D. Qto ao doc diagnostico sumario-exec:

D1. Foi apresentado doc de diagnóstico, de onde extraíram conclusões. Estas conclusões são pacíficas? Ie, a Akademia C-O-N-C-O-R-D-A? Eg: um aluno pré-bolonha que veio para mestrado não é considerado novo aluno?. O nº de alunos de > 23 é significativo ? Isto pode ser um problema de ‘regua’ ou padrão (ou gauge) mas aceitar sem mais, pode ser o oposto do pretendido ‘…’ em D4, cf.

D2. São referidos ‘actores’; talvez fazer a ‘coisa’ bottom-up, ie ccd´s & up, inc tb autarquias, empresas, stakholdres e\ou qsi-them...; Talvez tb politec's... Texto infelizmente NAO refere o arriscar em novas áreas de ensino e investigação ou em parcerias com outras inst internacionais ou empresas.

D3. Devo dizer que há mto texto que é aplicavel a QQ univ @ PT… Pior, há partes em que o texto parece estudo ASTROLÓGICO (não é gralha…): cada um dá interpteç a sua maneira… texto em certas partes parece pouco ubi e mais mescla de generalidade e ambiguidades. Cf. p.8 e 9: a 'clinica' Mateus parece dizer: se tem infecçaõ e dores, tem que baixar a febre mas nao diz tudo o que fazer p\baixar a febre nem erradicar a infecção e diz, claro, que num mundo aprazivel não havera doentes; Tudo bem; Mas (um)a (boa) solução passa pela tal visibilidade (!) e a(s) cara(s) que se dá, como se dá, o que se dá, etc. N sei se na clinica 'Mateus' veem o Sporttv e as estatisticas de algumas equipas\jogadores post-jogo. A tal diferença, a tal visibilidade. Tenho que dizer mais?

D4. Esperar que seja preservado o cf. p. 5., ‘…A valorização da estrutura formal poderá estar votada ao fracasso se na dinâmica de mobilização se descurarem os valores da confiança e do reconhecimento junto das pessoas constituintes dos vários corpos da Universidade. Não há projecto que possa ser prosseguido com êxito independentemente das pessoas e suas aspirações‘. Pode parecer impossivel mas imaginem uma univ onde um projecto de PhD ou 2º\1º ciclo que vai a um CC sem antes ter ido a uma ccd. Nunca aconteceria, estou certo, ainda bem. Mas a frase extraida do doc é util e pertinente, recorda-me uma intervençao do Pr do CG na então AEstatutaria. Novos guias p\nova governação? Sim; Um contrato de confiança (confiar na ubi e a ubi confiar) p\governação futura? Sim. De acordo.

D5. Eu teria muito muito muito cuidado cf. p5, c\ definir ''vitalidade'' de faculdade...; E prudencia, pois depois falam do p.15 … ''filão das ciencias''!!!

D6. Considero confuso cf. p. 7 ‘…Entre 2005 e 2007 o número de novos estudantes duplicou, muito impulsionado pelo aumento das matrículas no 2º Ciclo, tendo nos últimos anos estabilizado num quadro de desempenho diferenciado entre faculdades e de alteração da estrutura de alunos entre ciclos: O crescimento observado nas novas inscrições no 1º e 3º ciclos compensou as perdas significativas ao nível dos mestrados, induzindo uma maior aproximação aos referenciais do ensino público universitário no que respeita à proporção de alunos que ingressa no 3º ciclo mas um afastamento no que concerne ao 2º Ciclo, indiciando a necessidade de estabilizar a oferta formativa neste segmento; ‘ Talvez se a Scarlett Johansson e o Bill Murray fizerem parte do prox CG estes 'lost in translation' (http://www.lost-in-translation.com/ ) possam ser solucionados...

D7. Uma hipotese ocorreu-me pos-ler de novo todos docs e cf eg p. 10, wrt a p. anteriores: São diferentes na ‘dinamica’, na abordagem e ‘presentation’. Pergunto: grupos diferentes do ‘Mateus’ fizeram o diagnostico do ensino e da investgç e por isso temos 'uso diferente de designações' e n\só? Entao, no fim, ninguem (senior) leu tudo e viu se estava bem e auto consistente? Cf tb Comparar ponto 4, com os outros………….

D8. cf. ultimo paragrafo ponto 3, p. 10 e 11: Want the moon? Get 'a' VBraun. Get some NASA, get ... . Bem, tem que tb ter ...ie have smthg e isso ... cu$$$ta. Sinceramente, para chegar a tal conclusao…,





The Honourable Schoolboy

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