E. Qto ao doc diagnostico full
E1.
N discuto nem oponho nada ao presente nas p.16 a 18, mas que falta
ouvir outros ‘actores’, lá isso falta(ou)… ;
Coisa
que por exemplo a EUA soube fazer aquando da sua visita. Moreover,
O modo como medem a satisfação dos alunos é relativo. Um aluno
pode ter entrado em 1ª opção e não estar satisfeito e ir-se
embora na 2ª fase, enquanto que um aluno que colocou a UBI em 2º,
3º ou 4º até pode estar satisfeito....?!
E2.
Curioso o grafico 1.5. Ainda tantos assistentes?
E3.
Mto mto pertinente a observação na parte final\parag de p.23: ‘Não
se tornou evidente que todas as Faculdades possuíssem
prioridades de investigação traduzidas em áreas e projectos
prioritários para os quais os docentes, com capacidades,
devessem
ser orientados e a quem deveriam ser atribuídas compensações
adequadas;
‘Será que isto significa que
Saúde,
Multimédia e Aeronáutica, as áreas a serem mantidas como
prioritárias?
E4.
Idem no topo da p.24: ‘Não
pareceu que existisse uma consciência muito aguda da condição,
necessária, do efeito de massa e de que a uma qualquer universidade
se torna indispensável fazer escolhas, já que é impossível reunir
condições para ser excelente em todas as áreas.
‘
E5.
Moreover: ‘parece
indispensável que:
*
A Universidade, em todas as suas unidades orgânicas,
se dote de um Programa de Investigação, adequado
às capacidades que possui, em termos humanos
e materiais;
*
Não
se envolva em iniciativas em que está internacionalmente provado que
não possui massa de recursos suficiente;
*
Se
compreenda que a estrutura etária determina o tipo de funções de
investigação que pode vir a ser realizada; estando os mais
idosos mais vocacionados para o exercício de tarefas de
coordenação, não pode haver investigação se se dispõe de muitos
recursos para coordenar e poucos para fazer trabalho de campo ou de
laboratório;
*
Se incentive a investigação em equipa, com forte
participação de elementos de outras instituições;
‘
E6.
Qto a ‘Um
elemento essencial do bom êxito da implementação destas
recomendações é a mobilidade dos docentes
‘ devo dizer que ela é assimptoticamente muito baixa, p\ser
simpatico e construtivo e deixar uma luz de esperança…
E7.
Dizer ‘O
que atrás se disse acerca da necessidade de reunir efeito
de massa recomenda
que a Universidade possa realizar relocações de recursos,
de modo a poder privilegiar, de forma sustentada, esta vertente
do seu desenvolvimento.
‘
é corajoso: implica nao so uma nova univ, novas fac’s e novos
depots. Mudar o aspecto exterior e os assentos\volante de um carro
sem alterar hard\software…
E8.
‘decentes’ na pagina 25? Isto foi gravado e depois typed???? Mas
é corajoso este paragrafo.
E9.
Atençaõ aos 2 ultimos paragrafos do ponto 1.2.2. Pergunta: O
grau aumento de receitas desde 2009 pg 26 27 terá a ver com a
inclusão das receitas dos SSociais na conta da UBI (i.e.
consolidação das contas do grupo UBI)?
E10.
Ainda bem que está explicitado p. 31 que ‘O
sentimento de diminuição de representatividade por parte
dos Presidentes e Comissões Científicas Departamentais, embora
a estrutura formal de poderes não devesse conduzir a uma
tal conclusão;A possibilidade de poderem vir a ser tomadas
decisões em cada uma das Faculdades que, a posteriori se venham
a revelar contraditórias ou não suficientemente potenciadoras, umas
das outras.
‘; Haja coragem numa nova governação de eliminar estas situações.
Positiva
a sugestão
de ‘figura de ratificação das decisões dos Conselhos, por parte
do Reitor. ‘ Concordo.
{Moreover
Pg 31: ''…residiu na criação dos ConselhosCientíficos e
Pedagógicos das Faculdades, dando a estas um maior nível de
auton…''; Mas CC (ou SC) e os CP sempre existiram!!!!}
E11.
cf p34: ‘Em
todas as vertentes atrás analisadas exige-se um forte envolvimento
da Reitoria e Presidentes de Faculdade, com vista a conquistar e
mobilizar todos os corpos da Universidade para um projecto que é de
todos.
‘; Colocando de lado e by
passing
ccd’s não vão lá de jeito nenhum… Cf. E.10 e D.4.
E12.
Seria de referir (de forma [mais] clara) que cursos e alunos da FC
foram p\a FCS; cf. grafico 2.4. P\evitar comentarios em precipitado
c\vi em cccc ou senado, cf, por favor tb o quadro 2.1 viz, 2º e 3º
ciclos. E notar que isto pode significar a tal vitalidade…
E13.
Na p. 46 ‘na
Faculdade de Ciências uma tendência generalizada de perda de
alunos, comum a todos os cursos.
‘ Bem,… bioq bt, Optom etc ja 'estao' na fcs certo? Ou o que
aconteceu as turmas que eu tive sempre cheias de caloiros todos os
anos? N percebo p.47 ‘dos
cursos de menor dimensão destacam-se com dinâmica mais desfavorável
(TMCA inferiores
a
-10%) os quatro cursos da Faculdade de Ciências
(Matemática, Química Industrial,
Biotecnologia
e Bioquímica)
e o curso de Bioengenharia (iniciado apenas em 2009); ‘;
Pq depois na p. 49 vem ‘Dos
30 cursos analisados 27% apresentam níveis de autonomia acima dos
90%, destacando-se os de
Bioquímica,
Bioengenharia, Biotecnologia
e Design Multimédia, enquanto que 23% exibem níveis de
autonomia inferiores a 70%; os cursos de Matemática, Química
Industrial, Economia, Arquitectura e Gestão são os que
apresentam valores mais modestos, ficando assim mais
vulneráveis aos ingressos por via dos regimes e concursos especiais.
‘ Ver tb quadro 2.4. Missing link? Ou eu missing smthg?
É
preciso ver que a diminuição do nº de alunos na FC não foi só
pela diminuição de procura mas tb devido a transferência de vagas
Ex: de BQ para que abrisse a Biotec e de Mat e QI foram vagas para
outras fac. Sejamos pois honestos. Isto parece-me um ponto
fundamental pq senão foi considerado, a maior parte das conclusões
estão erradas.
E14.
Wrt ponto 3, atenção a ex-FCT e a ‘nova’ FCT novas dinamicas
novos $$$, etc etc etc post OE aprovado A.R. Nov 011….. Vai doer.
Sem
dúvida
E15.
Afirmação incorrecta
na p. 79: ‘Os
16 centros existentes cobrem a investigação desenvolvida
nas cinco faculdades da Universidade e a sua evolução
parece reflectir as dinâmicas de desenvolvimento dos vários
departamentos;
‘; Naõ é verdade, tout
court.
Prudencia pois na ‘leitura’ de quadro 3.2 e graficos 3.1 e 3.2;
Eu corrigia tb a afirmação na p. 92: ‘As
estruturas da investigação integram 16 unidades,
correspondentes a
todas
as áreas científicas, e um conjunto relativamente importante de
recursos laboratoriais;’
Concordo
E16.
O ultimo paragrafo da p.93 é mesmo muito … pobre. Com ‘facilidade’
se encontra uma lista que em formato 12pt, times roman, preenche uma
folha a4 com items de ‘progresso da investigação científica
na UBI ‘ vs obstaculos (e n só) in
situ.
E17.
Mto mto curioso o grafico 4.3.
E18. Mto trabalho neste docm reconheço mas chegando ao fim,… , so, what, nothing more? Fica um pouco com a sonoridade ‘evolutiva’ de In with a bang, out with a whimper
.
No
geral e n só:
Recomenda-se leitura [critica]; Util mas faltando aqui e ali uma
‘mão’ senior que faça soar (e check) de forma apelativa (mesmo
que n se concorde) em ‘orquesta’. Tem bons solistas. Pena (algum
d)o resto.
The Honourable Schoolboy
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