quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O pre-P.E. & some comments - 4





E. Qto ao doc diagnostico full

E1. N discuto nem oponho nada ao presente nas p.16 a 18, mas que falta ouvir outros ‘actores’, lá isso falta(ou)… ; Coisa que por exemplo a EUA soube fazer aquando da sua visita. Moreover, O modo como medem a satisfação dos alunos é relativo. Um aluno pode ter entrado em 1ª opção e não estar satisfeito e ir-se embora na 2ª fase, enquanto que um aluno que colocou a UBI em 2º, 3º ou 4º até pode estar satisfeito....?!

E2. Curioso o grafico 1.5. Ainda tantos assistentes?

E3. Mto mto pertinente a observação na parte final\parag de p.23: ‘Não se tornou evidente que todas as Faculdades possuíssem prioridades de investigação traduzidas em áreas e projectos prioritários para os quais os docentes, com capacidades,
devessem ser orientados e a quem deveriam ser atribuídas compensações adequadas; ‘Será que isto significa que Saúde, Multimédia e Aeronáutica, as áreas a serem mantidas como prioritárias?


E4. Idem no topo da p.24: ‘Não pareceu que existisse uma consciência muito aguda da condição, necessária, do efeito de massa e de que a uma qualquer universidade se torna indispensável fazer escolhas, já que é impossível reunir condições para ser excelente em todas as áreas.

E5. Moreover: ‘parece indispensável que:
* A Universidade, em todas as suas unidades orgânicas, se dote de um Programa de Investigação, adequado às capacidades que possui, em termos humanos e materiais;
* Não se envolva em iniciativas em que está internacionalmente provado que não possui massa de recursos suficiente;
* Se compreenda que a estrutura etária determina o tipo de funções de investigação que pode vir a ser realizada; estando os mais idosos mais vocacionados para o exercício de tarefas de coordenação, não pode haver investigação se se dispõe de muitos recursos para coordenar e poucos para fazer trabalho de campo ou de laboratório;
* Se incentive a investigação em equipa, com forte participação de elementos de outras instituições;

E6. Qto a ‘Um elemento essencial do bom êxito da implementação destas recomendações é a mobilidade dos docentes ‘ devo dizer que ela é assimptoticamente muito baixa, p\ser simpatico e construtivo e deixar uma luz de esperança…

E7. Dizer ‘O que atrás se disse acerca da necessidade de reunir efeito de massa recomenda que a Universidade possa realizar relocações de recursos, de modo a poder privilegiar, de forma sustentada, esta vertente do seu desenvolvimento. ‘ é corajoso: implica nao so uma nova univ, novas fac’s e novos depots. Mudar o aspecto exterior e os assentos\volante de um carro sem alterar hard\software…

E8. ‘decentes’ na pagina 25? Isto foi gravado e depois typed???? Mas é corajoso este paragrafo.

E9. Atençaõ aos 2 ultimos paragrafos do ponto 1.2.2. Pergunta: O grau aumento de receitas desde 2009 pg 26 27 terá a ver com a inclusão das receitas dos SSociais na conta da UBI (i.e. consolidação das contas do grupo UBI)?

E10. Ainda bem que está explicitado p. 31 que ‘O sentimento de diminuição de representatividade por parte dos Presidentes e Comissões Científicas Departamentais, embora a estrutura formal de poderes não devesse conduzir a uma tal conclusão;A possibilidade de poderem vir a ser tomadas decisões em cada uma das Faculdades que, a posteriori se venham a revelar contraditórias ou não suficientemente potenciadoras, umas das outras. ‘; Haja coragem numa nova governação de eliminar estas situações. Positiva a sugestão de ‘figura de ratificação das decisões dos Conselhos, por parte do Reitor. ‘ Concordo.
{Moreover Pg 31: ''…residiu na criação dos ConselhosCientíficos e Pedagógicos das Faculdades, dando a estas um maior nível de auton…''; Mas CC (ou SC) e os CP sempre existiram!!!!}


E11. cf p34: ‘Em todas as vertentes atrás analisadas exige-se um forte envolvimento da Reitoria e Presidentes de Faculdade, com vista a conquistar e mobilizar todos os corpos da Universidade para um projecto que é de todos. ‘; Colocando de lado e by passing ccd’s não vão lá de jeito nenhum… Cf. E.10 e D.4.


E12. Seria de referir (de forma [mais] clara) que cursos e alunos da FC foram p\a FCS; cf. grafico 2.4. P\evitar comentarios em precipitado c\vi em cccc ou senado, cf, por favor tb o quadro 2.1 viz, 2º e 3º ciclos. E notar que isto pode significar a tal vitalidade…



E13. Na p. 46 ‘na Faculdade de Ciências uma tendência generalizada de perda de alunos, comum a todos os cursos. ‘ Bem,… bioq bt, Optom etc ja 'estao' na fcs certo? Ou o que aconteceu as turmas que eu tive sempre cheias de caloiros todos os anos? N percebo p.47 ‘dos cursos de menor dimensão destacam-se com dinâmica mais desfavorável (TMCA inferiores
a -10%) os quatro cursos da Faculdade de Ciências (Matemática, Química Industrial,
Biotecnologia e Bioquímica) e o curso de Bioengenharia (iniciado apenas em 2009); ‘; Pq depois na p. 49 vem ‘Dos 30 cursos analisados 27% apresentam níveis de autonomia acima dos 90%, destacando-se os de Bioquímica, Bioengenharia, Biotecnologia e Design Multimédia, enquanto que 23% exibem níveis de autonomia inferiores a 70%; os cursos de Matemática, Química Industrial, Economia, Arquitectura e Gestão são os que apresentam valores mais modestos, ficando assim mais vulneráveis aos ingressos por via dos regimes e concursos especiais. ‘ Ver tb quadro 2.4. Missing link? Ou eu missing smthg?

É preciso ver que a diminuição do nº de alunos na FC não foi só pela diminuição de procura mas tb devido a transferência de vagas Ex: de BQ para que abrisse a Biotec e de Mat e QI foram vagas para outras fac. Sejamos pois honestos. Isto parece-me um ponto fundamental pq senão foi considerado, a maior parte das conclusões estão erradas.



E14. Wrt ponto 3, atenção a ex-FCT e a ‘nova’ FCT novas dinamicas novos $$$, etc etc etc post OE aprovado A.R. Nov 011….. Vai doer. Sem dúvida

E15. Afirmação incorrecta na p. 79: ‘Os 16 centros existentes cobrem a investigação desenvolvida nas cinco faculdades da Universidade e a sua evolução parece reflectir as dinâmicas de desenvolvimento dos vários departamentos; ‘; Naõ é verdade, tout court. Prudencia pois na ‘leitura’ de quadro 3.2 e graficos 3.1 e 3.2; Eu corrigia tb a afirmação na p. 92: ‘As estruturas da investigação integram 16 unidades, correspondentes a todas as áreas científicas, e um conjunto relativamente importante de recursos laboratoriais;Concordo

E16. O ultimo paragrafo da p.93 é mesmo muito … pobre. Com ‘facilidade’ se encontra uma lista que em formato 12pt, times roman, preenche uma folha a4 com items de ‘progresso da investigação científica na UBI ‘ vs obstaculos (e n só) in situ.

E17. Mto mto curioso o grafico 4.3.

E18. Mto trabalho neste docm reconheço mas chegando ao fim,… , so, what, nothing more? Fica um pouco com a sonoridade ‘evolutiva’ de In with a bang, out with a whimper

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No geral e n só: Recomenda-se leitura [critica]; Util mas faltando aqui e ali uma ‘mão’ senior que faça soar (e check) de forma apelativa (mesmo que n se concorde) em ‘orquesta’. Tem bons solistas. Pena (algum d)o resto.





The Honourable Schoolboy

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