quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O pre-P.E. & some comments - 5





F. Hints.

F1. Algumas univs t\ PE p\ 4 anos ie 2011 a 2015 (UCoimbra) correspondendo a um mandato actual em exercicio. Fazer p\2020 comprometendo 2 mandatos ainda a determinar... Sera razoavel?

F2. Pq n usar modelo de stakeholders, posicionamento das partes interessadas, garantir o seu envolvimento, programa abrangente dde iniciativas de auscultação? TODOS que trabalham na UBI, TODOS, e tb alumini, FCT, A3E's, etc etc etc? O PE é p\TODOS se envolverem e contribuirem?

F3. SWOT SWOT SWOT SWOT...?

F4. Colocar metas no PE. Eg, (a) 2/3 dos Centros e Unidades de Investigação com avaliação externa de excelente e muito bom (b) reforçar e melhorar posicionamento em rankings internacionais (c ) Determinar que X número de unidades curriculares serão lecionadas em língua inglesa, (d) aumentarndo em X% melhores 25% candidatos no CNA; (e) Aumentar Y% os alunos de Nsc e PhD

F5. Um aspeto fundamental e transversal é Financiamento e Investigação. T\q\t posição 'agressiva' p\ integrar projetos europeus ( posts de procura ou oferta de projetos); criar Task-forces para “atacar” esses projetos, fossem europeus ou não. E claro, a tal m_critica...

F6. Abre-se a porta a que algumas pessoas só façam inv e outras só aulas (???). Em termos da eficiência e eficácia seria melhor? Uma discussão interessante pelo menos.

F7. O PE pode ser a justificação para o 'enterro' da FC na FEngenharia. Será que se vão descobrir areas em em excesso? Será com mudanças de placas nas portas e de cabeçalhos no papel timbrado? Será que cursos de 1º ciclo e 2º ciclo vão para a FCS deixando deptos no vazio? Faz sentido a nova Feng ter Bioq, Biotec & Bioengenharia? Tantos cursos de BIO...


F8. O documento é extenso e para poder 'partir pedra em redor de varios pontos' precisa-se de mais tempo (todos temos aulas para preparar 'amanha'). Sensatez e liderança académica, precisa-se....

F9. Aviso:
Os tempos que aí vêm para quem não está no quadro vão ser muito maus. Já não seriam bons com a fusão das Faculdades em termos de concursos por exemplo, mas ao termos de concorrer/contar com pessoas dos politécnicos (em que muitos com mestrados têm vínculos...), já para não falar no caso de pessoas que possam vir de outras universidades, não vai ser fácil. É preciso ser capaz de liderar o processo de fusão/articulação ou ser-se arrastad(o)a pelo processo.

F10. Há um ponto que me pediram p\esclarecer. Perguntaram-me ''Como é que nesta altura a UBI não tem um PE?''. To my knowledge, a UBI n\ t\ um PE glitterati como o da Ucoimbra. Um booklet ou brochure, fancy fancy, minimalista qb e com imagens apelativas\sentimentais\''Coimbra é uma canção … etc''. A UBI nunca prodiziu isso, nem em forma ou conteudo. Mas há e houve e usava-se (de forma implicita, tipo constituição continuamente being written) um ''PE''. A EUA nunca escreveu que não havia, recomendou que se fizess um (novo) post-RJIES, o que é correcto; Por favor ler o relatorio da EUA (link neste blog). A critica a fazer a anteriores é que o estudo UBI em numeros era manifestamente insuf e faltava uma analise bem alem da auto avalaiçao EUA; A do 'Mateus' não e´ perfeita longe disso, mas contribui, há que o reconhecer. Mas a pergunta surge: Como é que uma organização pode viver sem saber o que pretende fazer,i.e., s/objectivos, s/estratégia e respetivas avaliações. Não pode. Mas então só agora, 3 anos pos mudança?
 
F11. É que na Ucoimbra, pos mudança, logo, faz PE p\ 4 anos ie 2011 a 2015 correspondendo a um mandato actual em exercicio. Creio ter sido assim. Agora fazer 3 anos post mudança um PE p\2020 (comprometendo 2 mandatos ainda a determinar, eleiçoes CG em 012...) Sera razoavel querer o PE aprovado neste CG e servi-lo ao novo CG e assim condicionar a nova possivel mudança, pelo menos de CG? O que vocês acham? Por cause do follow up da EUA e esta dar um 'satisfaz +' e colocar-se na pauta\cv da ubi muy pronto? Não sera melhor ter um bom PE, com visao de futuro, within a reorg do Esup que ai vem, que a TODOS motive, que a TODOS corresponda?
 





The Honourable Schoolboy

Sem comentários: