quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O pre-P.E. & some comments - 2




Há no entanto uma way out, uma opção (podem haver outras*). Em algum detalhe (ie minhas ideias p\deal c\este PE):

* Ver em F abaixo umas hints, reconheço que sujeitas a mais 'partir pedra' pois incompletas\insuf, aceito. Eu proprio o digo aqui.

A. Fusoes.

Mais vale 'to the bin' ideias a la ''TSF-mesa do canto'' (ie as univs litoral 'cut down' vagas p\beneficio de eg IPG) e sim considerar de forma frontal pre-CG a fusao univ-politecs em NOVA UNIV c\polos, escolas, a la Uminho-Braga-Guim-Fundaçao.

Riscos? Problemas? Obstaculos? Perigos? Muitos. Mas nada que pessoas cuidadosas e dedicadas e conhecedoras de todo um passado e generalizado de progresso e precalços nao possa ser capaz.

SE o PE n\tiver isto bem claro, ie possibilidade de fusão com politecs e c\isso tomar a iniciativa nesta re-org Esup, ie, dizer ao NC, 'pá, n te preocupes, we are dealing with it', o PE nao serve de rien. Por isso o futuro do PE e da ubi (!!) depende de haver um ou mais pow-wow's c\politec's e acertarem desde já, p\ontem, muy pronto, linhas como de ubi+politec's -> UBI c\polos ou melhor Escolas de X ou Y, como na UMinho, forçando claro a mobilidade regional de pessoas. Vai ser duro. Há alternativas:

* a maior jazida de petroleo+gas natural+ouro+cadmio é descoberta ali p\bandas do Canhoso

OU

* o NC et al extingue politec's, desemprego (cf, EB+Sec...) e insere a ubi 'algures' num consorcio ou pior; Ie comemorar 25 anos de ubi, foguetes, plano p\2020 e sei lá, musica e depois... .

POR FAVOR (a)NOTEM: (C\ ou sem estar no PE020) Rejeitar a ideia ubi+politec’s-> UBI pode significar um interior menos reconhecido e sentido, mais isolado, menos apoiado, menos competitivo, mais desemprego, mais problemas, mais pobre e tudo aquilo que a ubi >=1980 foi post-contraçao textil anos 70-80, terá sido em V-Ã-O; Tenho (muita) pena [ja ca estou mais de 10 anos e familia nascida cá...] que homens \ mulheres de grande norma e elevada medida (alguns, Profs que eu conheci e de quem recebi) que ajudaram a ubi a surgir (e assim a salvar comunidades do espectro de enorme recessão) ou não possam ou não queiram ou não saibam (como) guiar e apontar e alertar\participar agora o que e como fazer, participar, repito.

Repito: ubi+politec's -> UBI c\ Escolas de X ou Y, como na UMinho. Desde já, ter isso a andar para que qdo NC vier c\coisas, já aqui se fez algo. Fingerspitzengefühl



B. Fusoes.

Mais. Agora, intra instituiçoes, c\fac's e deptos.

O problema é com quem a gerir. Assunto muito delicado. Ver posts aqui.

Eg: saber como no Depto-X, em particular, as pessoas c\mais proximidade em termos de investigação com pessoas depto-Y, veriam um novo departamento; Eg, de uma actual faculdade, a extinguir ou eliminar, varios colegas do D-X & D-Y poderão optar, via novo depto, pela nova Fac-alpha ou a fac-beta (sem essa possibilidade, então estariamos a ‘sovietizar’ no pior sentido a dinamica da akademia...) ,

Ou ''estarão'' em departamentos ja existentes na actual Fac-gamma.

Por outras palavras, na antecipada fusão, haverá fissões departamentais. Alguem tem duvidas? E também transferencias para outras faculdades. E o numero de possiveis colegas (restantes) no D-X (novo ou antigo), que são mais 'assim',  não terão a 'massa critica' para ser per se um departamento.

Há que esclarecer se seria completamente impossivel, se haveria receptividade, inclusive se do D-Y actual, ter o 'novo' D-Y (post F-a -> F_C&T) e\ou se poderia 'receber' colegas do D-X.

Há que ter a coragem p\defender os colegas, mesmo que não seja do nosso interesse pesoal.

C. CG's e Trustees.

Na linha de A. acima, ha que ter clara a noçao de NOVOS contornos e desafios na re-org Esup.

É uma questão (analoga.... a ) de eqç. Diferenciais 'semelhentes' mas com boundary conditions quite different.

O diagnostico 'Mateus' assume z_1 univ's e z_2 politec's num quadro 'verde' de $$$ e 'azul' de mercado.

A reorg do Esup vai ter G_1 mega univ's/Fundaçoes (acho que ira ter qse 0 ie zero politecs como independentes) e novas formas de $$$ & mercado, outros ‘comprimentos de onda’, outras formas de comunicar, com outros parceiros p\comunicar... .

Sinceramente, perguntem ao 'Mateus' o que 'ele' acha:

(i) Aprovar um PE 'agora' pq t\q\ser, t\q\ser...

ou

(ii) re-adapt diagnt a um post NC-et-al-Reorg-Esup-012 e aí p\novo CG o PE 2020? A EUA percebe isto, ou nao? Sugestão: Eu pedia talvez uma partiçao de follow up, uma agora ainda sem PE devido a condicionantes da tutela e depois, qdo disponivel o que o NC-et-al vai deixar, o (outro) follow up c\PE.

Mostrar a EUA so p\mostrar... Pq? Eu adiava o follow up (que consequencias haveria?) ou excluia a questao do PE nesta visita eminente das eminencias... ou dizia que dada reorg, este PE é ainda preliminar, the programme may be changed without prior notice, etc.

O que voces acham?




The Honourable Schoolboy

Sem comentários: